quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sugestão de leitura



Após o 25 de Abril de 74, os meus avós, maternos e paternos regressaram a Portugal, com eles trouxeram os meus pais, que já em Angola namoravam.


E mesmo tendo ouvido histórias do seu regresso e das suas vidas em Angola durante toda a minha vida, quando vi este livro, não resisti e comprei.


O autor era-me desconhecido (enquanto escritor), e apesar de ser novato na escrita de romances e o livro não ser nada de especial, gostei bastante. Imaginei como terão sido os últimos dias dos meus familiares, na terra que consideravam sua.


Não sei se é o apelo ao meu sangue africano, mas fiquei com vontade de me meter num avião e ir conhecer a terra onde os meus pais nasceram.

.





Outubro, 1975. Quando o avião levantou voo deixando para trás a baía de Luanda, Carlos Jorge tentou a todo o custo controlar a emoção. Em Angola deixava um pedaço de terra e de vida. Acompanhado pela mulher e filhos, partia rumo ao desconhecido. A uma pátria que não era a sua. Joana não ficou indiferente ao drama dos passageiros que sobrelotavam o voo 233. O mais difícil da sua carreira como hospedeira. No meio de tanta tristeza, Joana não conseguia esquecer o olhar firme e decidido de Carlos Jorge. Não percebia porquê, mas aquele homem perturbava-a profundamente. Despertava-a para a dura realidade da descolonização portuguesa e para um novo sentimento que só viria a ser desvendado vinte anos mais tarde. Foram milhares os portugueses que entre 1974 e 1975 fizeram a maior ponte área de que há memória em Portugal. Em Angola, a luta pelo poder dos movimentos independentistas espalhou o terror e a morte por um país outrora considerado a jóia do império português. Naquela espiral de violência, não havia outra solução senão abandonar tudo: emprego, casa, terras, fábricas e amigos de uma vida.

.




Bjs. Gigi

4 comentários:

Dinastia FilipiNHa disse...

Olha amiga, vai lá para Angola e faz-me um favor: leva o Filipe contigo que ele também quer muito conhecer. E eu não me estou nada a ver enfiada montanhas de horas num avião com 2 mini pestes a reboque!

Acho que uma certa purgas ( ;-) ) iria gostar deste livro...

Beijoooooo

Lina Querubim disse...

Olá
eu também vi esse livro mas como não vivi nem ninguém da minha familia viveu essa situação não comprei. Andei a ler dois diferentes embora um deles também seja iniciado nos anos 30 e passar por 4 gerações, fala sobre a guerra colonial e Salazar.
Eu já vou no 3º livro :) beijokas

VandaR disse...

Parabéns por mais uma vitória.

Bjukas

de Bizet disse...

Fica-te pelo livro e guarda essa vontade de ir a Angola, para mais tarde.
Um abraço.
Carmen.