quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Porquê um blog?

Quando comecei este blog, a minha única intenção era informar a minha família e amigos do meu estado de saúde, porque na altura os telefonemas não paravam e ás vezes era um pouco cansativo estar sempre a repetir as mesmas coisas.

Depois percebi, que este blog funcionava como uma terapia, eu escrevia e a minha alma ficava mais leve. Escrevia e os meus medos tornavam-se mais pequenos, mais distantes.

Com o tempo, dei conta, que também servia para conhecer pessoas que também estavam a passar pelo mesmo que eu, outros homens e mulheres que viviam a lutar contra o cancro, para um dia vencerem a luta e viverem sem ele.

Portanto, o blog tinha cumprido a sua função. Partilhar.

Ganhei verdadeiras amizades por causa dele, deixei de me sentir sozinha, a minha luta ficou um pouquinho mais facilitada. Partilhei vitórias e angustias e sentia que algures por aí alguém torcia por mim.

Muito mais tarde, descobri que este blog, tinha uma outra função, ajudar, dar alento, esperança, a outras pessoas, que encontravam aqui digamos que "um porto de abrigo".

Foi assim com a Catarina e o Rodrigo, ainda me lembro como me emocionei quando ela postou pela primeira vez.

Uma vez, estava no ipo à espera de fazer um tac e uma senhora foi ter comigo e disse que me conhecia, conhecia do blog, que costumava ler. Foi muito engraçado, estar ali com alguém que me conhecia tão bem.

Resumindo, parece que alguém segue a palermices que eu escrevo e por algum motivo estas palavras parecem ajudar.

Hoje, aconteceu a mesma coisa, depois de uma ida rápida ao ipo para fazer análises, passei numa loja para comprar uns tecidos e de repente, uma moça virou-se para mim e disse-me que me conhecia do blog. A Rita, é amiga da Liliana e tem acompanhado este blog desde há um ano.

Conversámos um pouco, aquilo que a circunstância permitiu, partilhou um pouco da sua história, mais uma história de luta e foi muito giro.

Espero que logo que ela possa, venha aqui testemunhar este acontecimento.

Portanto, mesmo que este blog não sirva para mais nada, pelo menos servirá para que pessoas como eu, ela, nós, encontremos um espaço para depositar as nossas tristezas e alegrias.

Gigi

20 comentários:

Isa disse...

olá gigi, tb foi po isso que criei o blog. Para poderem acompanhar a minha situação, dia a dia. e foi por isso que te conheci, e esta gente toda maravilhosa.
tenho saudades amiga.
um beijinho

Lina Querubim disse...

Boa noite Meninas,
acho que quase todas o fizemos com a mesma intenção. Eu foi o descobriri de alguns blogs para as minhas respostas em relação á doença, depois achei que não tinha grande piada responder pelos blogs das Amigas e isso fez-me pensar em construír o meu.
Tenho poucos estudos sei que escrevo mal :p mas já me conhecem e sabem como sou e julgo que me entendem...ihihihihihihihi e adoro ajudar pessoas que estiveram ou estão a passar por o que eu já passei!
E como diz a Isa é maravilhoso tê-las conhecido tanto as Amigas que conheço pessoalmente como as Virtuais!
Beijinhos a todos e obrigado por todas as palavras de carinho "naqueles" dias em que vamos fundo mas vocês puxam-nos e o Mundo volta a rodar!

Gatapininha disse...

Olá Gigi
A intenção de dar conta a conhecidos da minha situação, também foi a minha principal razão para começar este blog.
Mas depois vamos conhecendo outras pessoas, e vamos ficando.
jokas

EP disse...

Gigi

É maravilhoso, o que estes blogues ajudam as pessoas.
Há muito tempo que acompanho o seu em silencio, mas nós apegamo-nos as pessoas e todos os dias gosto de saber como estão.

Um grande Beijinho

Zezinha disse...

Concordo inteiramente..apesar de nao ser doente oncologica..tenho outros males da vida..que as vezes nos vao matando aos poucos e em silencio..depois tenho toda a minha familia que partiu e quando digo toda é mesmo toda que partiram á conta dessa doença maldita..mas o certo Gigi..é que sem contar muito da minha vida vou desabafando..umas alturas o blog ta em alta outras como é caso muito down..por isso nao consigo desistir do blog..muitos beijinhos e um bom fim de semana

Dinastia FilipiNHa disse...

É tão engraçado ver que mesmo no mundo da interntr, vivemos num mundo pequeno.

Cá para mim, criaste o blog foi para seres famosa! Está visto que toda a gente te conhece ;-)

Beijinhos online

Nela disse...

Eu acho que com os blogs acontece o mesmo que com tudo na vida: a gente começa as coisas muitas vezes com objectivos difusos e a própria vida se encarrega de fazer o resto.
Como dizia o outro (Gandhi): o caminho faz-se ao caminhar...
Ainda bem que o fizeste. Caso contrário, não te teria conhecido e estava bem mais pobre.
Jinhos

Unknown disse...

Muito bem!
Bonito este blog. E os comentarios todos, uns queridos.
Bjinhos da
Zélia

Susana Neves disse...

Gigi,

faço minhas as tuas palavras. A razão pela qual criei o meu blog, foram exactamente as mesmas que as tuas. Depois de uma 1.ª fase em que decidi não pesquisar nada na net, para não me assustar, comecei a ter necessidade de o fazer.

Assim descobri os blogs e as suas autoras (não sei porquê os homens andam mais arredados disto), que me deram muita força.

Agora não quero outra coisa.

Beijinhos

IsaLenca disse...

Costumo dizer e tenho a certeza que foi a minha Amiga Cláudia que me ajudou a conhecer-vos e a ganhar novas amizades. Mesmo não tendo tido o bicho acho que foi e é importante tentar ajudar de alguma forma. E, o principal, aprender muito com vocês - que a vida é bonita demais, e que há que aproveitar todos os bocadinhos bons. Assim cá ando eu viciada nesta cadeia virtual que já se me enraizou profundamente no meu coração. Agora..têm mesmo de me aturar, nos bons e nos maus momentos. Mesmo que com palermices por vezes mas sobretudo como muita amizade.
Bjs

AnaBela disse...

oLA BOA NOITE

AnaBela disse...

OLA Boa noite gigi eu ja a muito tempo que vos sigo, mas como nao tenho blog porque nao sei contruir nao sou muito entendida nestas coisas mas todos dias venho ver como estao as meninas, e acho maravilhoso todas estas amigas vencedoras, pois eu tambem ando a um ano na luta contra o bicho, nao tem sido nada facil mas com a ajuda de DEUS vai-se vivendo.Obrigado um bem HAJA para todas e bom fim de semana Anabela

Maria de Lourdes disse...

Olá Gigi
Olá a todas que por aqui passam
pouco tenho para dizer, mas da minha parte, tenho sim comfirmar tudo o que aqui foi dito.
A Lina tem um blog lindissicimo e escreve melhor que eu, fiz a minha quarta classe como se dizia antigamente e tão pequenina que eu era, 10 anitos, 4 anos de escola, tão pouco tempo.
A Anabela, a dizer que não sabe fazer um blog, vamos menina Belinha, vamos coragem vá experimentando que comsegue,se cá a Maria conseguiu a menina também o vai conseguir pois já vi que já começou , por isso força e boa sorte.
boa noite e beijinhos para todas

Anónimo disse...

ola minha querida ... olhei para ti e era como se te conhecesse, como se tivesse passado 1 tempo entre 2 amigas e como se fosse 1 reencontro e nao 1 encontro casual... foi tão bom conhecer-te... sabes que nao acredito em coincidencias? tu vinhas do ipo eu vinha de são José...

abraços amiga

Anónimo disse...

Olá Gigi, gostei muito do que aqui escreveste. Foi essa a minha intenção também ao criar um blog. Aqui partilhamos os nossos medos, angustias, frustações, alegrias e vitórias. Porque sabemos que do outro lado alguém nos ouve e percebe o que nos vai na alma. Alguém que já passou ou está a passar pelo mesmo. Não estamos sós.
Para além disso o facto de colocarmos aqui as nossas experiências pode vir a ajudar alguém que esteja com duvidas ou receios por algum motivo.

Por ultimo mas não menos importante, criámos uma rede de amigos que são para toda a vida. Seja em Beja, Ovar ou Brasil, aqui não há distâncias, estamos todas unidas, unidas pela força que temos e que damos umas às outras nos momentos mais dificeis. Porque essa é a nossa bandeira, Juntas somos mais fortes!
Não escrevo muitas vezes, mas todos os dias leio os vossos blogues e acreditem que estarão sempre no meu coração.

Para ti Gigi, que tens sido uma Mulher perseverante nesta luta, tenho muito orgulho em te conhecer. Nunca mais me esquecerei daquele diz em te vimos por detrás do "aquário" e que te colocávamos no vidro as mensagens em A4, uma a uma para podermos comunicar contigo. Cheguei a casa e contei que conhecía uma amiga muito especial que lutava com todas as forças que tinha e que estava determinada a vencer e isso via-se nos teus olhos. Nesse dia chorei e questionava-me sobre o porquê de tamanho sofrimento.

Quero que saibas que tenho uma profunda admiração por ti.

Um abraço muito forte!

Graça disse...

Olá Gigi,
não sei se já tinha comentado no teu blog, mas tenho acompanhado!
Estes blogs são muito importantes para nós, que passamos quase pelas mesmas situações, falamos todas a mesma linguagem e entendemo-nos muito bem, sabemos exactamente o que o que cada uma sente, quando desabafa, só assim nos conseguimos ajudar.
Somos uma por todas e todas por uma.
beijinhos
bom fim de semana

mari-lou disse...

Olá Gigi gostei muito do teu comentário, eu comecei a aparecer por aqui porque a minha Tila me disse, mãe, queres ir ao blog da CLAUDIA DAR UMA PALAVRA À MÃE DELA QUE ESTÁ A PASSAR O MESMO QUE TU?
Eu fui e por cá fiquei, em boa hora o fiz porque conheci mulheres de CORAÇÃO ENORME e de muita coragem, ainda tenho aqui bem presente o dia que te conheci em casa da minha Tila.
Tenho andado ausente em escrita, mas não sei que escrever tem havido por aqui muitas perdas e coisas menos boas e disso eu não gosto de falar como não andava muito alegre fiquei um pouco calada, mas continuam todas no meu coração e tu também princesa linda!

Beijinhos a todas.

Unknown disse...

Olá Gigi
Os meus parabéns por essas radiosas 32 primaveras. Que bom ter-te conhecido, ainda que virtualmente. No meu caso, acho que criei o blogue para aliviar a alma e temperar o ânimo. A rede de afectos que veio atrás tem sido fabulosa, demasiado preciosa para prescindir dela.
Um abraço

Sofá Amarelo disse...

Um blog pode modificar a Vida. Aconteceu comigo, os amigos do antigamente praticamente desapareceram e quem está mais próximo de mim agora são pessoas que têm também blogues ou que chegaram a mim por intermédio dos blogues! E foi uma dádiva conhecer algumas pessoas que de outro modo seria impossível!

Muitos beijinhos!!!

Catarina disse...

Olá a todos, e a ti especialmente Gigi :)

Acredita :) tb me lembro perfeitamente da 1ª vez q li o blog. A tua força, boa disposição podes acreditar que nos ajudaram tanto.
Bem hajas por seres quem és e como és, essa mulher fabulosa que mesmo sem estar mtas vezes nos melhores momentos, nos consegue fazer sorrir e pensar que estes maus momentos não vão ser mais q isso momentos ( que marcam, mas q vão passar) um beijinho muito grande para ti :*
E para todos estes amigos maravilhosos que te rodeiam :)

Catarina S.