Ainda não tinha aki vindo, não porque estivesse a chamar o gragório (graças a deus), nem porque tiesse enfardado as sobras dos outros pavilhões (como disseram algumas más línguas), mas porque estou com uma pedrada que não faço mais nada se não dormir.sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Gigi Adormecida
Ainda não tinha aki vindo, não porque estivesse a chamar o gragório (graças a deus), nem porque tiesse enfardado as sobras dos outros pavilhões (como disseram algumas más línguas), mas porque estou com uma pedrada que não faço mais nada se não dormir.quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Fígado - Ressonância Magnética

Não sei se se lembram, mas já me haviam detectado uns angiomas e uns hemangiomas, mas sempre me haviam dito que não era nada de especial, portanto sempre foi ignorado. Já trouxe as imagens e os relatórios que foram sendo feitos nestes ultimos meses, para que eles aki no IPO possam comparar, mas decidiram na mesma fazer a ressonancia.
Entrei em pânico e mandei chamar a minha médica, que me disse, que seja o que for não é cancerigeno, portanto tb não está relacionado com o Linfoma. Ela recordou-me que a minha PET estava limpa, não tinha qualquer brilho e portanto se fosse alguma coisa má, já tinha tido tempo para se manifestar.
Mas pode ser algo que atrase ou impeça para já o auto-transplante e eles têm de ter a certeza do que se trata.Chatos....
Portanto até às 14h30, hora em que vou fazer o bendito exame não posso comer mais nada, nem beber, só me faltava mais esta.
Fora isto, não há mais novidades....
beijocas
Gigi
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
3º Assalto - IPO SPA
Sei que estive um bocadinho ausênte mas as coisas não correram da melhor forma e não tive muita vontade de aki vir.
Depois do último post, apanhei uma infecção horrível na boca e na terça-feira, lá vim eu para a urgência do IPO. Cheguei às 9h e só daqui saí às 13h. Resultado, estava neutropénica (com ausência de glóbulos brancos) e sem plaquetas.
Foi-me receitado 2 antibióticos e a médica disse que no dia seguinte teria de vie receber uma transfusão de plaquetas.
4ª feira depois do almoço, lá vim eu receber as plaquetas, estava um bocado nervosa, mas correu tudo bem.
5ª feira comecei a ter diarreia, derivado aos antibióticos, voltei a ligar para cá e a médica disse-me para fazer dieta e tomar ultra-levur.
Resultado, a semana em que eu pensava que ía poder passear e curtir, foi passada a ir e vir do IPO e sempre mal. Só no fim-de-semana comecei a ficar melhor e portanto, fiquei um bocadinho triste por os meus planos terem ido por água abaixo.
Ontem, recebi uma notícia fabulosa, fantabulástica, repeti a PET e não há brilho nenhum, ou seja não há células cencerigenas, o Linfoma foi para o raio que o parta e eu fiquei muito satisfeita, apesar de ter de continuar a fazer o resto dos tratamentos.
E é isso que não me deixa celebrar como deveria, sei que se as coisas não estivessem a correr assim tão bem, não poderia fazer o auto-transplante. Sei que ó o auto-transplante me pode eventualmente curar para sempre. Sei que para isso tenho de fazer 4 sessões de quimio, mas estou farta. Está a ser mais díficil do que eu imaginava e mais do que estava preparada, estou farta dos cheiros do IPO, estou farta do meu cheiro quando fico internada, quero a minha vida normal de volta.
Sei que ela vai chegar, sei que é "só mais um bocadinho", sei que metade está feito, que já só falta 2 ou melhor, menos de 2, mas...........
Chateiam-me as infecções oportunistas, tal como as pessoas, chateiam-me os vómitos e os mal estares, chateia-me estar a comer um bife, ou laranja, ou sopa e tudo me sabera papel de música.
O que interessa é que já cá estou, desta vez na sala 5 e cama 21, rodeada de gimbraria, mas do lado da janela. Às 15h vou fazer uma ecografia ao fígado e só depois começo a 3ª ronda.
Beijinhos
Gigi
que mandou o Linfoma à mer.....a
domingo, 24 de agosto de 2008
Donas de Casa Desesperadas
Quem conhece as Donas de Casa Desesperadas, sabe que uma das personagens a Lynette tem um Linfoma de Hodgkin, o que faz da minha doença muito famosa. Claro, que na série tudo parece bastante mais fácil, mas também estamos perante uma série de entretenimento e não de terror.
Pois é, finalmente melhorei, hoje já me senti bastante melhor, tanho tido algumas dores de estômago, mas acho que é tudo normal. Passei a semana passada quase toda na cama, pois o mal estar era constante e absoluto.
Na sexta-feira tive de ir ao IPO para fazer análises, e tacs e também tinha uma transfusão marcada. Estava em pânico, nunca tinha feito uma transfusão, miraculosamente não foi necessário, quando chegaram os resultados das análises, estavam óptimas. A médica até se admirou, como o sangue recuperou tão rápido, apesar das plaquetas estarem um bocado em baixo, tudo o resto estava ok.
Mas as boas notícias, foram recebodas logo às 9h, quando após a tac me disseram que no mediastino já não há nada, a massa de 5cm desapareceu e portanto está tudo a correr conforme as melhores previsões médicas.
A verdade é que nem com tão boas notícias me fizeram sentir melhor, estava mesmo muito cansada, sempre com uma sensação de desmaio eminente e mal pude vim logo para casa, para a minha caminha, companheira da última semana.
Só de facto no sábado me senti com forças para sair e hoje já fui capaz de cozinhar ao almoço e jantar.
Gostava mais uma vez de vos transmitir que nas semanas seguintes à quimio, não vale a pena estarem a ligar-me, pois a maior parte do tempo tenho o telemovel desligado, pois não consigo falar, tenho mesmo que descansar. Espero que compreendam, não se trata somente de mau feitio é mesmo uma necessidade. Quanto a visitas, trata-se precisamente da mesma coisa, não preciso, nem tenho condições de as receber, na semana a seguir a vir do hospital, aquilo que preciso até agora tem sido providênciado pela minha família que é comer, dormir e lavar-me, o que por estes dias pareciam-me missões quase inpossíveis.
beijinhos para todos
Gigi
que está a recuperar
P.S.- Boas férias Golfinhos.....
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
É urgente ser dador de medula
Escrevo-vos, profundamente triste, mas principalmente empenhada nesta nova causa - convencer o maior número de pessoas a serem dadoras de medula.Não sei se se recordam, mas no meu primeiro internamento, partilhei o quarto com duas mocinhas, a Carla, que continua a lutar contra a sua Leucemia, e a Nélia. Ontem, subitamente, fiquei a saber que a Nélia não havia resistido e que havia partido já há 8 dias. Quero manifestar os meus mais sinceros sentimentos à sua familia e a todos os que tal como eu partilharam alguns momentos com ela. Espero que onde quer que ela esteja, finalmente tenha encontrado paz.
A Nélia faleceu porque não foi encontrado nenhum dador de medula compatível.
Num país onde existem milhares de dadores de sangue e só há 1o mil dadores de medula, é urgente que todos os que tenham mais de 18 anos e menos de 45, se vão registar como eventuais dadores.
Tomei a liberdade de colocar aqui, o link para que possam aceder ao Centro de Histocompatibilidade do Sul http://www.chsul.pt/ , existe também um no Norte http://www.chnorte.min-saude.pt/ e no Centro http://www.histocentro.min-saude.pt/.
Tanto no do Norte como no do Sul, têm os interessados a possibilidade de descarregarem um formulário clínico, para posterior envio pelo correio e mais tarde receberem uma carta para poderem então ser dadores.
Numa primeira fase, trata-se apenas de uma recolha de sangue perfeitamente normal, como se fossem umas análises, e se mais tarde tiverem o privilégio de serem compativeís com alguém, terão então de vos ser retiradas as células compatíveis, mas será também através do sangue; nada que custe, posso garantir-vos.
Julgo que se trata de uma oportunidade única, talvez a melhor depois de se ser pai/mãe, a possibilidade de se dar uma nova vida, uma segunda vida a quem padece de uma doença que pode ser mortal se os tratamentos de quimio não resultarem.
Está portanto nas vossas mãos/sangue ajudar, mas peço-vos que reflitam bem antes de tomarem esta decisão, pois não há nada pior do que ser chamado, pois encontraram um doente compatível, e depois o dador, com receio, não comparece.
Quero só acrescentar que ao ser dador, entra-se numa base de dados internacional, o que significa que poderão salvar uma vida em qualquer ponto do globo.
Eu por cá estou um bocado abalada. Quanto aos calmantes apesar de já ter informado que não os queria tomar, eles continuam a dar-mos, mas acho que hoje à noite vou recomeçar a tomá-los, pois a época dos enjoos já se avizinha e parece que os drunfos e os anti-heméticos são a melhor combinação para tentar travá-los.
Beijinhos
Gigi
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
2º dia Spa (2ª estadia)
desculpem ontem tão fracas notícias, mas estava com uma moca dos diabos e até tinha dificulade em escrever. Mas já falei com a médica e já lhes disse que não vou tomar mais calmantes, (já não tomei ontem à noite, nem hoje de manhã). Eles querem combinar os anti-heméticos ( medicamentos para o enjoo, com comprimidos para dormir), mas para mim, para já nope.
Portanto hoje estou perfeitamente normal e já consigo escrever.
Ontem quando fui por o cateter, a parva da mulher pinto-me toda, literalmente, o cateter é colocado no peito, perto do ombro do lado direito e ele pintou-me tanto com betadine ou similar, que até na cara do lado oposto, pescoço, cabeça, ombro esquerdo estava tudo côr-de-laranja. Escusado foi dizer que fui motivo de chacota entre os meus colegas o que me obrigou a ir tomar uma banhoca a ver se ficava com outras cores.
De resto tudo em cima, agora mais acordada espero conseguir ver a volta a portugal, vamos lá ver se não tenho de andar à estalada na sala de convívio. lol
Bom, sobre o tratamento posso vos dizer que o protocolo que estou a fazer chama-se EZAP, que é utilizado no IPO para situações de recaída e como preparação para o auto-transplante. É constituido por 4 dias de quimio, durante 24 horas e entre o 1º dia do 1º ciclo e o 1º dia do 2º ciclo vão 21 dias. No total são 4 ciclos. No 3º é suposto fazerrem a recolha da medula, através do sangue para depois as transplantarem.
Segundo as minhas contas, vou conseguir ir ver o concerto da Madonna, que era o que me estava de facto a preocupar. Porque mesmo que não me sinta grande coisa na semana a seguir ao 3º ciclo e tenha que descansar, o concerto é na 2º semana. Muito, muito fixe.
Já inclusivamente escrevi para a Everythig is new a erguntar se vão ter algum espaço reservado a cidadão com mobilidade reduzida, não se vá dar o caso de ter de ir de cadeira de rodas. Aguardo a resposta daqueles imprestaveís.
Quero mandar uma beijoca especial ao Zé Manel que se deve estar a divertir á brava em Berlim e umas beijocas especiais à isaurinha e à Joana que estão juntas em Amesterdão. Não se esqueçam do que vos pedi.
Beijocas grandes e até logo
Gigi
Que já está acordada
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
De volta ao Spa
Já cheguei à minha cama, a malta está cá toda, só a Nélia está num quarto sozinha e temos uma sra. nova.
O meu boby é que se está a portar mal e está sempre a apitar mas agora vou ficar a aqui quieta a ver se ele carrega.
Ontem vim à consulta e fiz análises, está tudo bem, apenas estou com uma ligeira anemia, devido à quimio, mas nada de preocupante.
Já voltei à rotina chata de medirem todos os liquidos que entram e que saiem, o que que uma pessoa tem de passar, enfim....
De resto tudo bem, sinto-me com a força necessária para aguentar mais este tratamento, vou ter desta vez anti-heméticos mais poderosos, para ver se não me vomito toda.
Beijocas
Gigi