domingo, 21 de dezembro de 2008

Manuela



Foi precisamente em Agosto do ano passado, que encontrei o blog da Anixinha e foi na altura certa. Já tinha tido alta já há alguns meses, devia sentir-me bem, já estava a trabalhar, mas na verdade não estava nem me sentia bem.

Ao entrar no blog da Anixinha, descobri alguém que entia o que eu estava a sentir e ao partilharmos experiências, fiquei a sentir-me melhor, foi uma espécie de terapia. Convidei-a para visitar o meu blog e quando o fez trouxe companhia. A Loulou, a Isa do retratoiluminado e a Manuela.

E depois desse dia a minha vida nunca mais foi mesma.

Fomos-nos conhecendo, partilhando e depois vieram mais e mais amigas e um dia convidaram-me a fazer parte das amigas.

Amigas, sabem bem que vos adoro a todas, mas julgo que têm de concordar comigo que a Manuela não é uma pessoa qualquer, é especial, única e está sempre a pensar em todas nós, em como nos pode ajudar. Como pode minorar o nosso sofrimento.

Apesar de saber que sabes o que sinto por ti, tinha de o tornar público, Manuela, gosto muito de ti. Não sei se apareceste na minha vida para me recordares e ajudares a acreditar que vou vencer ou para me ajudares a reconciliar-me com os que amo e para me ajudares a partir em paz. Mas independentemente disso já me ajudaste muito, nem vale a pena numerar, basta ler os posts antigos deste blog.

Na foto eu devia ser a loira e tu a morena, mas neste caso é ao contrário, tu é que me tens abraçado e eu tenho deixado, porque é muito caloroso.

Obrigada

Gigi

sábado, 20 de dezembro de 2008

Mãe só há uma....graças a Deus.....


Pois é menina Lina, veja bem o que foi arranjar.....toda a gente (eu incluida) gostou tanto da sua montagem que ela paira por todos os blogs.
Para ajudar à festa D. Manuela imprimiu a imagem e colou-a no meu aquário....
E agora a minha mãe "obrigou-me a colocar a imagem aqui também.
Como não quero que te falte nada, aqui vai...assim já não precisas de me mandar por mail a foto que tiraste ao poster que a Manuela trouxe.
Para variar o Gregório já priva cá dentro e parece que é mais um que não quer abandonar (este bem podia ir andando) e também já comecei a ter um bocadinho de febre e os gânglios das axilas estão aumentados. Mas segundo a minha médica, que estava de serviço (felizmente), é tudo normal neste tratamento.
Beijocas Gigi

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Brincar aos médicos

Ontem eu e o meu namorido (mistura de eterno namorado com marido), brincámos aos médico dentro do aquário. Ele entrou, super sexy, todo equipado com uma vestimenta verde, touca, máscara e botinhas. Para dar um certo ar à coisa pegou no estetoscópio e ouviu o meu coração bater. Tudo isto a ser presenciado pelas nossas mães e pelo meu pai, do outro lado do vidro. Foi um sucesso. Amor, deviamos brincar aos médicos mais vezes.

Já ao fim da tarde, já tinha os estores para baixo, ouvi baterem à janela e qual o meu espanto quando vejo a minha irmã Joana com uns óculos enormes e um nariz de palhaço, acompanhada com letreiros a pedir palmas e mais palmas e beijos e assubios e sorrisos enfim. Passou-se e eu adorei e fartei-me de rir.

Por volta das 21h tive de correr com ela, pois estava já muito cansada e um bocado nauseada. Sim é verdade já comecei a sentir as nauseas, mas pedi medicação e a coisa melhorou, só foi pena não ter jantado tudo, mas pronto.

Por enquanto sinto-me bem, calma e sempre que fico um pouco ansiosa, fecho os olhos respiro fundo e tento lembrar-me que este sacrifício é por uma boa causa, a melhor possível, salvar-me a vida. Sinto-me como se estivesse no Big Brother, mas neste caso já sou a única concorrente, portanto é para ganhar.

Sinto-me com garra e confiança, todo o pessoal, desde médicos, enfermeiros e auxiliares são 5 estrelas o que ajuda bastante. O que também ajuda é o facto de haver sempre 4 pratos disponíveis a todas as refeições e nós podemos escolhar à vontade.

Por fim, quero novamente agradecer a todas as amigas que fizeram pequenas homenagens nos seus blogs, aqui dedicadas à sereia Gigi, quero agradecer todas as vossas orações, toda a vossa força que me tem contagiado.

Beijos grandes Gigi
P.s.- peço desculpa mas alguém tem de sair, o aquário está sobre-lutado.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Bom Dia.

Bom dia, amigas.

Escrevo-vos já dentro do aquário, para onde entrei ontem. O meu aquário tem televisão com netcabo (viva o luxo), tem cama, um cadeirão. Ao fim de 31 anos passei de escorpião a peixe.

Sinto-me bem, já fiz um saco de quimio, 2 de sangue. Ontem aterrei com os medicamentos que me deram e antes das 21h já dormia, logo não consegui atender os telefonemas que foram feitos depois desta hora.

Hoje já tomei o pequeno almoço, já escolhi o que quero almoçar e jantar e já fingi que tomei banho. Pois porque não há casa de banho, logo não há chuveiro. Tenho que me lavar à gato durante o tempo que aqui estiver. Ainda bem que estou isolada, caso contrário ninguém aguentava o cheiro.

Quero agradecer todo o vosso cuidado e carinho, todas as vossas sms e afins.

Não vos posso prometer que vou escrever todos os dias, mas enquanto me sentir bem, vou tentar faze-lo.

Beijos grandes Gigi

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Não me lembrei de um título melhor....

Hoje acordei muito bem disposta, apesar de não ter dormido muito, acordo pelo menos 2 vezes para ir fazer xixi, o que me está a fazer pensar em comprar um penico para colocar ao lado da cama.

O pior é a Matilda, não vá ela meter o focimho onde não é chamada. Esta coisa de estar doente é lixada, às vezes sinto-me com 90 anos tais são as limitações que tenho neste momento. Estou com anemia, o que faz com que me canse só de me vestir ou arrumar qualquer coisa.

Bom, mas o dia hoje esteve bonito, esteve sol e tive folga do IPO, não precisei de fazer nenhum exame hoje. Contudo, amanhã logo pela fresca lá vou eu outra vez. Devo estar despachada ao fim da manhã e depois estou a pensar passar o fim-de-semana fora, quer dizer, fora daqui, mas claro, dentro de casa.

Para a semana já sei que vou estar em stress, tenho dentista no IPO, não consegui marcar consulta com a minha médica a tempo e estou um bocado nervosa. Desde a quimio e os vómitos os meus dentes estão uma porcaria por causa dos ácidos. Tenho a boca de uma verdadeira búlimica, sem o ser. Portanto vai ser duro.

Ontem ao fim da tarde fui fazer um tac aos seios perinasais (acho que é assim) e aproveitei para ir dar uma beijoca à Anas Paula, que está novamente a fazer quimio com internamento. Gostei muito de a ver, está confiante e eu também estou, por ela. Amiga, sabes que podes contar comigo.

Falando em amigos, gostava de saber informações sobre a Catarina e o Rodrigo, já há tanto tempo que não sei nada de vocês. Espero que estejam bem.

E também gostava de saber como está o Fernando. Assim ainda aqui vieres, deixa uma mensagem ou então escreve-me para o mail.

Beijocas
Gigi

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Medula óssea vs Espinal medula

Vamos lá a esclarecer afinal o que é a medula óssea, essa que eu ando a pedir para serem dadores.

Existe uma grande confusão e quando se fala em medula, a maioria das pessoas (entre elas e até à bem pouco tempo, eu mesma) julga que se tem de fazer uma operação à coluna para se doar medula.

Ora bem:

Medula óssea
A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.
A medula óssea é, pois, um órgão hematopoiético. Ela é constituída pelas linhagens que originam os três elementos citados acima, de células que tomam parte na fabricação do osso (osteoblastos e osteoclastos), de células e fibras que compõem uma malha para sustentar todas as células referidas (fibras e células reticulares). É onde estão as células progenitoras das células sanguíneas. Ali também têm origem as alterações que vão ser responsáveis por inúmeras doenças.
A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos). Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Trata-se portanto de um tecido de grande atividade evidenciada pelo grande número de multiplicações celulares.
A medula óssea mantém-se em atividade intensa e ininterrupta para produzir células sanguíneas e para isso depende de abundante e contínuo suprimento de substâncias.

Espinal Medula
A medula espinal', espinal medula ou medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal. Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar.

Estamos esclarecidos?

Eu por cá ando bem, hoje fui fazer a primeira consulta de preparação para o auto-transplante, desta feita foi consulta de ginecologia, o resto da semana está quase lotada com tacs, ecos, rxs, análises, enfim.

Beijocas para todos.
Gigi

terça-feira, 18 de novembro de 2008

31 já cá moram











No passado Domingo fiz 31 anos, mas como era Domingo decidi que iríamos jantar no Sábado à Cervejaria Trindade e que depois passariamos no Hard Rock Café.

O jantar correu muito bem, apenas com a família, mas foi muito divertido. No entanto, comecei a sentir-me muito fraquinha e adiámos a saída para o Hard Rock para segundas nupcías e viemos todos para casa esperar pela meia noite para poder abrir as prendas.

No domingo voltamos a reunirmo-nos para cantar os parabéns e para apagar as velas. É assim, tipo festa cigana, que nunca mais acaba.

Com tudo isto fiquei pior da constipação e agora mal consigo respirar, com tanta tosse e especturação.

Segunda-feira fui com o meu pai à consulta e não recebi boas notícias. A quimio não fez qualquer efeito e o Linfoma não só cresceu como se espalhou, apesar de continuar circunscrito ao torax. Dado o diagnóstico estive quase e a ser recusada para o auto-transplante, mas a minha médica, a quem muito agredeço, lá conseguiu convence-los a não desistirem de mim.

Portanto, aguardo ser chamada o mais rápido possível, para ver se conseguimos resolver esta merda.

Esta história, faz-me lembrar quando fui trabalhar para o ISP, no primeiro dia o meu novo Director, teve o desplante de me dizer que não me havia escolhido e que não acreditava que eu durasse ali muito tempo. Como tenho um feitio lixado, jurei que ele se havia de arrepender do que havia dito e 9 meses o próprio admitiu que se havia enganado e que estava muito satisfeito com o meu trabalho.

Ora, quem é que estes médicos pensam que são? Não me conhecem, lá vou eu ter de lhes provar que estavam enganados, vou fazer o auto-transplante e vou sair vencedora e eles terão de "engolir" as dúvidas que tiveram.

Sei que não vai ser fácil, mas na verdade eu tanbém não gosto de facilidades, portanto, já que nada está perdido, vou à luta.

Tenho um novo lema que é: "Lutar ou morrer a tentar".

Resultado, estou novamente a tomar antibiótico e proibida de sair de casa até 6ª feira, dia em que volto ao IPO. Até lá sopas e caminha.

E agora vejam lá as fotos da festa.

Beijocas.

Gigi

P.S.- Golfinho já desovou e correu tudo bem, Maria nasceu no mesmo dia que sua tia Gigi, muitas felicidades.

P.S.2- Lembram-se da flor de chá que recebemos no último encontro? Fez muito sucesso, obrigada.