quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Bom dia ou Boa Semana
tenho os dedos dormentes e por isso custa-me escrever, mas queria agredecer todo o carinho que têm demonstrado por mim.
Já fiz o transplante das células, agora esperamos que elas façam o seu caminho e repovoem o meu corpinho só com células boas. Como não tenho defesas, estou aki no aquário, protegida, para que tudo corra bem certinho como até agora.
Desejo-vos o mesmo que desejo para mim, um óptimo dia e umas semanas maravilhosas, sim porque se o Natal é quando o homem quiser, para mim será depois, por isso....
Quero apenas dizer-vos que me sinto bem, com força e com confiança.
Bjs.
Gigi
domingo, 21 de dezembro de 2008
Manuela

Foi precisamente em Agosto do ano passado, que encontrei o blog da Anixinha e foi na altura certa. Já tinha tido alta já há alguns meses, devia sentir-me bem, já estava a trabalhar, mas na verdade não estava nem me sentia bem.
Ao entrar no blog da Anixinha, descobri alguém que entia o que eu estava a sentir e ao partilharmos experiências, fiquei a sentir-me melhor, foi uma espécie de terapia. Convidei-a para visitar o meu blog e quando o fez trouxe companhia. A Loulou, a Isa do retratoiluminado e a Manuela.
E depois desse dia a minha vida nunca mais foi mesma.
Fomos-nos conhecendo, partilhando e depois vieram mais e mais amigas e um dia convidaram-me a fazer parte das amigas.
Amigas, sabem bem que vos adoro a todas, mas julgo que têm de concordar comigo que a Manuela não é uma pessoa qualquer, é especial, única e está sempre a pensar em todas nós, em como nos pode ajudar. Como pode minorar o nosso sofrimento.
Apesar de saber que sabes o que sinto por ti, tinha de o tornar público, Manuela, gosto muito de ti. Não sei se apareceste na minha vida para me recordares e ajudares a acreditar que vou vencer ou para me ajudares a reconciliar-me com os que amo e para me ajudares a partir em paz. Mas independentemente disso já me ajudaste muito, nem vale a pena numerar, basta ler os posts antigos deste blog.
Na foto eu devia ser a loira e tu a morena, mas neste caso é ao contrário, tu é que me tens abraçado e eu tenho deixado, porque é muito caloroso.
Obrigada
Gigi
sábado, 20 de dezembro de 2008
Mãe só há uma....graças a Deus.....

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Brincar aos médicos
Já ao fim da tarde, já tinha os estores para baixo, ouvi baterem à janela e qual o meu espanto quando vejo a minha irmã Joana com uns óculos enormes e um nariz de palhaço, acompanhada com letreiros a pedir palmas e mais palmas e beijos e assubios e sorrisos enfim. Passou-se e eu adorei e fartei-me de rir.
Por volta das 21h tive de correr com ela, pois estava já muito cansada e um bocado nauseada. Sim é verdade já comecei a sentir as nauseas, mas pedi medicação e a coisa melhorou, só foi pena não ter jantado tudo, mas pronto.
Por enquanto sinto-me bem, calma e sempre que fico um pouco ansiosa, fecho os olhos respiro fundo e tento lembrar-me que este sacrifício é por uma boa causa, a melhor possível, salvar-me a vida. Sinto-me como se estivesse no Big Brother, mas neste caso já sou a única concorrente, portanto é para ganhar.
Sinto-me com garra e confiança, todo o pessoal, desde médicos, enfermeiros e auxiliares são 5 estrelas o que ajuda bastante. O que também ajuda é o facto de haver sempre 4 pratos disponíveis a todas as refeições e nós podemos escolhar à vontade.
Por fim, quero novamente agradecer a todas as amigas que fizeram pequenas homenagens nos seus blogs, aqui dedicadas à sereia Gigi, quero agradecer todas as vossas orações, toda a vossa força que me tem contagiado.
Beijos grandes Gigi
P.s.- peço desculpa mas alguém tem de sair, o aquário está sobre-lutado.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Bom Dia.
Escrevo-vos já dentro do aquário, para onde entrei ontem. O meu aquário tem televisão com netcabo (viva o luxo), tem cama, um cadeirão. Ao fim de 31 anos passei de escorpião a peixe.
Sinto-me bem, já fiz um saco de quimio, 2 de sangue. Ontem aterrei com os medicamentos que me deram e antes das 21h já dormia, logo não consegui atender os telefonemas que foram feitos depois desta hora.
Hoje já tomei o pequeno almoço, já escolhi o que quero almoçar e jantar e já fingi que tomei banho. Pois porque não há casa de banho, logo não há chuveiro. Tenho que me lavar à gato durante o tempo que aqui estiver. Ainda bem que estou isolada, caso contrário ninguém aguentava o cheiro.
Quero agradecer todo o vosso cuidado e carinho, todas as vossas sms e afins.
Não vos posso prometer que vou escrever todos os dias, mas enquanto me sentir bem, vou tentar faze-lo.
Beijos grandes Gigi
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Não me lembrei de um título melhor....
O pior é a Matilda, não vá ela meter o focimho onde não é chamada. Esta coisa de estar doente é lixada, às vezes sinto-me com 90 anos tais são as limitações que tenho neste momento. Estou com anemia, o que faz com que me canse só de me vestir ou arrumar qualquer coisa.
Bom, mas o dia hoje esteve bonito, esteve sol e tive folga do IPO, não precisei de fazer nenhum exame hoje. Contudo, amanhã logo pela fresca lá vou eu outra vez. Devo estar despachada ao fim da manhã e depois estou a pensar passar o fim-de-semana fora, quer dizer, fora daqui, mas claro, dentro de casa.
Para a semana já sei que vou estar em stress, tenho dentista no IPO, não consegui marcar consulta com a minha médica a tempo e estou um bocado nervosa. Desde a quimio e os vómitos os meus dentes estão uma porcaria por causa dos ácidos. Tenho a boca de uma verdadeira búlimica, sem o ser. Portanto vai ser duro.
Ontem ao fim da tarde fui fazer um tac aos seios perinasais (acho que é assim) e aproveitei para ir dar uma beijoca à Anas Paula, que está novamente a fazer quimio com internamento. Gostei muito de a ver, está confiante e eu também estou, por ela. Amiga, sabes que podes contar comigo.
Falando em amigos, gostava de saber informações sobre a Catarina e o Rodrigo, já há tanto tempo que não sei nada de vocês. Espero que estejam bem.
E também gostava de saber como está o Fernando. Assim ainda aqui vieres, deixa uma mensagem ou então escreve-me para o mail.
Beijocas
Gigi
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Medula óssea vs Espinal medula
Existe uma grande confusão e quando se fala em medula, a maioria das pessoas (entre elas e até à bem pouco tempo, eu mesma) julga que se tem de fazer uma operação à coluna para se doar medula.
Ora bem:
Medula óssea
A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.
A medula óssea é, pois, um órgão hematopoiético. Ela é constituída pelas linhagens que originam os três elementos citados acima, de células que tomam parte na fabricação do osso (osteoblastos e osteoclastos), de células e fibras que compõem uma malha para sustentar todas as células referidas (fibras e células reticulares). É onde estão as células progenitoras das células sanguíneas. Ali também têm origem as alterações que vão ser responsáveis por inúmeras doenças.
A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos). Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Trata-se portanto de um tecido de grande atividade evidenciada pelo grande número de multiplicações celulares.
A medula óssea mantém-se em atividade intensa e ininterrupta para produzir células sanguíneas e para isso depende de abundante e contínuo suprimento de substâncias.
Espinal Medula
A medula espinal', espinal medula ou medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal. Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar.
Estamos esclarecidos?
Eu por cá ando bem, hoje fui fazer a primeira consulta de preparação para o auto-transplante, desta feita foi consulta de ginecologia, o resto da semana está quase lotada com tacs, ecos, rxs, análises, enfim.
Beijocas para todos.
Gigi