quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Não me lembrei de um título melhor....

Hoje acordei muito bem disposta, apesar de não ter dormido muito, acordo pelo menos 2 vezes para ir fazer xixi, o que me está a fazer pensar em comprar um penico para colocar ao lado da cama.

O pior é a Matilda, não vá ela meter o focimho onde não é chamada. Esta coisa de estar doente é lixada, às vezes sinto-me com 90 anos tais são as limitações que tenho neste momento. Estou com anemia, o que faz com que me canse só de me vestir ou arrumar qualquer coisa.

Bom, mas o dia hoje esteve bonito, esteve sol e tive folga do IPO, não precisei de fazer nenhum exame hoje. Contudo, amanhã logo pela fresca lá vou eu outra vez. Devo estar despachada ao fim da manhã e depois estou a pensar passar o fim-de-semana fora, quer dizer, fora daqui, mas claro, dentro de casa.

Para a semana já sei que vou estar em stress, tenho dentista no IPO, não consegui marcar consulta com a minha médica a tempo e estou um bocado nervosa. Desde a quimio e os vómitos os meus dentes estão uma porcaria por causa dos ácidos. Tenho a boca de uma verdadeira búlimica, sem o ser. Portanto vai ser duro.

Ontem ao fim da tarde fui fazer um tac aos seios perinasais (acho que é assim) e aproveitei para ir dar uma beijoca à Anas Paula, que está novamente a fazer quimio com internamento. Gostei muito de a ver, está confiante e eu também estou, por ela. Amiga, sabes que podes contar comigo.

Falando em amigos, gostava de saber informações sobre a Catarina e o Rodrigo, já há tanto tempo que não sei nada de vocês. Espero que estejam bem.

E também gostava de saber como está o Fernando. Assim ainda aqui vieres, deixa uma mensagem ou então escreve-me para o mail.

Beijocas
Gigi

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Medula óssea vs Espinal medula

Vamos lá a esclarecer afinal o que é a medula óssea, essa que eu ando a pedir para serem dadores.

Existe uma grande confusão e quando se fala em medula, a maioria das pessoas (entre elas e até à bem pouco tempo, eu mesma) julga que se tem de fazer uma operação à coluna para se doar medula.

Ora bem:

Medula óssea
A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas.
A medula óssea é, pois, um órgão hematopoiético. Ela é constituída pelas linhagens que originam os três elementos citados acima, de células que tomam parte na fabricação do osso (osteoblastos e osteoclastos), de células e fibras que compõem uma malha para sustentar todas as células referidas (fibras e células reticulares). É onde estão as células progenitoras das células sanguíneas. Ali também têm origem as alterações que vão ser responsáveis por inúmeras doenças.
A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos). Estes componentes do sangue são renovados continuamente e a medula óssea é quem se encarrega desta renovação. Trata-se portanto de um tecido de grande atividade evidenciada pelo grande número de multiplicações celulares.
A medula óssea mantém-se em atividade intensa e ininterrupta para produzir células sanguíneas e para isso depende de abundante e contínuo suprimento de substâncias.

Espinal Medula
A medula espinal', espinal medula ou medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal. Ela se inicia na junção do crânio com a primeira vértebra cervical e termina na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar no adulto, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento, possuindo duas intumescências, uma cervical e outra lombar.

Estamos esclarecidos?

Eu por cá ando bem, hoje fui fazer a primeira consulta de preparação para o auto-transplante, desta feita foi consulta de ginecologia, o resto da semana está quase lotada com tacs, ecos, rxs, análises, enfim.

Beijocas para todos.
Gigi

terça-feira, 18 de novembro de 2008

31 já cá moram











No passado Domingo fiz 31 anos, mas como era Domingo decidi que iríamos jantar no Sábado à Cervejaria Trindade e que depois passariamos no Hard Rock Café.

O jantar correu muito bem, apenas com a família, mas foi muito divertido. No entanto, comecei a sentir-me muito fraquinha e adiámos a saída para o Hard Rock para segundas nupcías e viemos todos para casa esperar pela meia noite para poder abrir as prendas.

No domingo voltamos a reunirmo-nos para cantar os parabéns e para apagar as velas. É assim, tipo festa cigana, que nunca mais acaba.

Com tudo isto fiquei pior da constipação e agora mal consigo respirar, com tanta tosse e especturação.

Segunda-feira fui com o meu pai à consulta e não recebi boas notícias. A quimio não fez qualquer efeito e o Linfoma não só cresceu como se espalhou, apesar de continuar circunscrito ao torax. Dado o diagnóstico estive quase e a ser recusada para o auto-transplante, mas a minha médica, a quem muito agredeço, lá conseguiu convence-los a não desistirem de mim.

Portanto, aguardo ser chamada o mais rápido possível, para ver se conseguimos resolver esta merda.

Esta história, faz-me lembrar quando fui trabalhar para o ISP, no primeiro dia o meu novo Director, teve o desplante de me dizer que não me havia escolhido e que não acreditava que eu durasse ali muito tempo. Como tenho um feitio lixado, jurei que ele se havia de arrepender do que havia dito e 9 meses o próprio admitiu que se havia enganado e que estava muito satisfeito com o meu trabalho.

Ora, quem é que estes médicos pensam que são? Não me conhecem, lá vou eu ter de lhes provar que estavam enganados, vou fazer o auto-transplante e vou sair vencedora e eles terão de "engolir" as dúvidas que tiveram.

Sei que não vai ser fácil, mas na verdade eu tanbém não gosto de facilidades, portanto, já que nada está perdido, vou à luta.

Tenho um novo lema que é: "Lutar ou morrer a tentar".

Resultado, estou novamente a tomar antibiótico e proibida de sair de casa até 6ª feira, dia em que volto ao IPO. Até lá sopas e caminha.

E agora vejam lá as fotos da festa.

Beijocas.

Gigi

P.S.- Golfinho já desovou e correu tudo bem, Maria nasceu no mesmo dia que sua tia Gigi, muitas felicidades.

P.S.2- Lembram-se da flor de chá que recebemos no último encontro? Fez muito sucesso, obrigada.










sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Vamos lá doar medula.....

Amiguinhos,

a pedido de várias famílias aqui vai a explicação de como se pode ser dador de medula. Eu já havia explicado a 15 de Agosto, mas pelos vistos estava tudo desatento...aí...aí...

Num país onde existem milhares de dadores de sangue e só há 1o mil dadores de medula, é urgente que todos os que tenham mais de 18 anos e menos de 45, se vão registar como eventuais dadores.

Tomei a liberdade de colocar aqui, o link para que possam aceder ao Centro de Histocompatibilidade do Sul http://www.chsul.pt/ , existe também um no Norte http://www.chnorte.min-saude.pt/ e no Centro http://www.histocentro.min-saude.pt/.

Tanto no do Norte como no do Sul, têm os interessados a possibilidade de descarregarem um formulário clínico, para posterior envio pelo correio e mais tarde receberem uma carta para poderem então ser dadores.

Numa primeira fase, trata-se apenas de uma recolha de sangue perfeitamente normal, como se fossem umas análises, e se mais tarde tiverem o privilégio de serem compativeís com alguém, terão então de vos ser retiradas as células compatíveis, mas será também através do sangue; nada que custe, posso garantir-vos, eu já fiz isso, é um bocado seca, mas é indolor.

Julgo que se trata de uma oportunidade única, talvez a melhor depois de se ser pai/mãe, a possibilidade de se dar uma nova vida, uma segunda vida a quem padece de uma doença que pode ser mortal se outros tratamentos não resultarem.

Está portanto nas vossas mãos/sangue ajudar, mas peço-vos que reflitam bem antes de tomarem esta decisão, pois não há nada pior do que ser chamado, pois encontraram um doente compatível, e depois o dador, com receio, não comparece.

Quero só acrescentar que ao ser dador, entra-se numa base de dados internacional, o que significa que poderão salvar uma vida em qualquer ponto do globo.

Se decidirem ser dadores, e a malta de Lisboa e arredores deve clicar no Centro de Histocompatibilidade do Sul, deve saber que não vai só ter a possibilidade de me ajudar a mim, na verdade e como todo o processo é confidencial, nunca saberemos quem é o dador e quem é o doente.

Mas o que vos queria explicar é o seguinte:

Eu vou fazer um auto-transplante, ou seja vão utilisar a minha própria medula para me salvar e só se algo correr menos bem (que não vai acontecer, porque já estou farta disto e tenho mais que fazer) é que seria preciso um dador compatível.

No entanto apelo a todos os que possam para se inscreverem, até porquer entre o momento em que se entrega o formulário e o momento em que vos chamam para as análises, demora aí uns 6 meses ( não me perguntem porquê) e se for preciso mais tarde, pelo menos já lá constam.

Obrigada a todos
Gigi

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Imprestaveís (mas amorosos)

Já chegaram os resultados das compatibilidades das medulas.....

Confirma-se que os meus pais, são mesmo meus pais (eu que ainda tinha esperança de ter sido trocada na maternidade e que os meus verdadeiros pais, que seriam podres de ricos andavam à 30 anos à minha procura), tive de abandonar esse sonho e tenho de me contentar com estes pirosos que ainda por cima não são compativeis comigo. Resultado, pobres e incompativeis.

Ainda havia a minha irmã Joana, que eu sempre julguei que era filha duma cigana que a minha mãe havia adoptado, mas também me enganei, é minha irmã, filha dos incompativeis e também ela incompativel comigo.

Agora pergunto, para que raio é que esta gente me serve!!!!!!!!

Ainda não tenho o resultado da Pet, só dia 17 e na próxima segunda feira faço novo tac, só depois destes elementos todos é que vou saber mais alguma coisa.

Beijocas grandes
Gigi

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Primeiro Aniversário de Casamento

Hoje fazemos 1 ano de casados e eu recebi este maravilhoso ramo de flores. Obrigada meu amor.
Apesar de ter sido um ano difícil, também foi um ano maravilhoso.
Eu por cá continuo a aguardar que me chamem para o auto-transplante. Confesso que é algo que me tem angustiado um bocado. Estar tantas semanas dentro de um aquário, com tantos efeitos secundários da quimio e sem poder estar com os que mais amo.
Julgo mesmo que será a etapa mais complicada desta "corrida", mas não posso desistir e tenho mesmo que enfrentar a situação.
4ª feira, volto a fazer uma Pet, para sabermos exactamente a extensão do estrago que o linfoma conquistou.
Estou um bocado constipada e volta não vira, vomito, mas já estou a começar a habituar-me.
Tenho aproveitado para descansar e mal tenho saido de casa, dado o frio que se instalou nos últimos dias.
A todos quero mandar beijos grandes de agradecimento e agora vou jantar uma bela sapateira que estive a cozinhar.
Gigi