sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Vamos lá doar medula.....

Amiguinhos,

a pedido de várias famílias aqui vai a explicação de como se pode ser dador de medula. Eu já havia explicado a 15 de Agosto, mas pelos vistos estava tudo desatento...aí...aí...

Num país onde existem milhares de dadores de sangue e só há 1o mil dadores de medula, é urgente que todos os que tenham mais de 18 anos e menos de 45, se vão registar como eventuais dadores.

Tomei a liberdade de colocar aqui, o link para que possam aceder ao Centro de Histocompatibilidade do Sul http://www.chsul.pt/ , existe também um no Norte http://www.chnorte.min-saude.pt/ e no Centro http://www.histocentro.min-saude.pt/.

Tanto no do Norte como no do Sul, têm os interessados a possibilidade de descarregarem um formulário clínico, para posterior envio pelo correio e mais tarde receberem uma carta para poderem então ser dadores.

Numa primeira fase, trata-se apenas de uma recolha de sangue perfeitamente normal, como se fossem umas análises, e se mais tarde tiverem o privilégio de serem compativeís com alguém, terão então de vos ser retiradas as células compatíveis, mas será também através do sangue; nada que custe, posso garantir-vos, eu já fiz isso, é um bocado seca, mas é indolor.

Julgo que se trata de uma oportunidade única, talvez a melhor depois de se ser pai/mãe, a possibilidade de se dar uma nova vida, uma segunda vida a quem padece de uma doença que pode ser mortal se outros tratamentos não resultarem.

Está portanto nas vossas mãos/sangue ajudar, mas peço-vos que reflitam bem antes de tomarem esta decisão, pois não há nada pior do que ser chamado, pois encontraram um doente compatível, e depois o dador, com receio, não comparece.

Quero só acrescentar que ao ser dador, entra-se numa base de dados internacional, o que significa que poderão salvar uma vida em qualquer ponto do globo.

Se decidirem ser dadores, e a malta de Lisboa e arredores deve clicar no Centro de Histocompatibilidade do Sul, deve saber que não vai só ter a possibilidade de me ajudar a mim, na verdade e como todo o processo é confidencial, nunca saberemos quem é o dador e quem é o doente.

Mas o que vos queria explicar é o seguinte:

Eu vou fazer um auto-transplante, ou seja vão utilisar a minha própria medula para me salvar e só se algo correr menos bem (que não vai acontecer, porque já estou farta disto e tenho mais que fazer) é que seria preciso um dador compatível.

No entanto apelo a todos os que possam para se inscreverem, até porquer entre o momento em que se entrega o formulário e o momento em que vos chamam para as análises, demora aí uns 6 meses ( não me perguntem porquê) e se for preciso mais tarde, pelo menos já lá constam.

Obrigada a todos
Gigi

56 comentários:

Anónimo disse...

força, meu amor....
eu não posso doar pois já estou velhita...
mas tenho angariado uns queridos mais jovens, minhas alunas e não só....também uns príncipes encantados...
muitos beijos para todos os que nos podem ajudar e, em especial, para ti minha querida filha
alexandra

Mimas disse...

Gigi linda, eu como já tenho mais de 18 anos, vou tratar disso!!!

Obrigada pelo esclarecimento (em Agosto estavamos de férias, pá!).

Gostei de te ler neste dois ultimos post, mais animada e a dizer umas graçolas, que bom, bom sinal.

Um abraço aos teus pais e irmã que decerto ficaram tristes por não serem compatíveis. Mas sabem que mais? Não vai ser preciso, vão ver. Ela vai auto transplantar-se e pronto, fica aí para as curvas.

Bjcs Gigi.

Isa disse...

Querida Gigi!
Vou espalhar isto por todos os meus amigos e conhecidos.
Tu, sei que és forte e mais uma vez vais dar provas disso!
Estamos contigo.
Vamos a Beja?!
Até lá.
Bjos
Isabel Alegria

Lina Querubim disse...

Vai ser desta Gigi!! ;)
Beijinhos e bom fim de semana!

Isa disse...

olá Gigi, vou fazer um mail, para circular pelos meus amigos e tentar obter respostas, para que cada vez mais haja doadores de medula.
beijinhos e fica bem

Ana Paula disse...

tudo de bom.A informação é muito util, e não custa nada. força.

Eu sou dadora de sangue e potencial dadora de medula

Jocas

Anónimo disse...

Minha fofinha,
Também eu já há um tempo atrás quis fazer isso, mas já estava "fora de prazo"...mas tenho tb divulgado junto dos meus jovens amigos.
O meu João já esteve "quase " a fazer a recolha de sangue, mas depois deu-lhe os faniquitos (quando vê sangue e agulhas é uma desgraça!) e adiou. Mas acho que vai ser desta!
Força minha querida!
Venho cá todos os dias saber as novidades e estás sempre comigo.
Bjs grandes.
Edite

Anónimo disse...

Minha fofinha,
Também eu já há um tempo atrás quis fazer isso, mas já estava "fora de prazo"...mas tenho tb divulgado junto dos meus jovens amigos.
O meu João já esteve "quase " a fazer a recolha de sangue, mas depois deu-lhe os faniquitos (quando vê sangue e agulhas é uma desgraça!) e adiou. Mas acho que vai ser desta!
Força minha querida!
Venho cá todos os dias saber as novidades e estás sempre comigo.
Bjs grandes.
Edite

Anónimo disse...

Isto é como tudo.
Eu já enviei para lá o formulário e nunca me chamaram para as análises. Tenho mt mais de 18 e muito menos de 45 mas pelos vistos não gostaram de mim :( é uma pena..

Elisa disse...

é verdade, é mesmo como diz a GIGI, não custa nada! Eu já fui directamente ao IPO e fiz apenas uma analise de sangue,é mais chato preencher os formulários! Por ti GiGi, a malta faz tudo. Beijos grandes

Anónimo disse...

Obrigado Gigi, pela informação, pensava que fosse algo mais complicado.
Vou tratar disso, não para ti, claro, porque tu vais safar te desta sem ser necessário mais nada.
Beijos
Vanda

Nela disse...

Olha Gigi, fui dadora até estar fora de prazo, mas ainda me resta fazer campanha por isso. Vou colocar um post a relembrar a almas mais jovens que a coisa não custa nada.
Para ti não é preciso, porque a aquaradela vai correr muito bem, mas há muita gente à espera e a ansiar por encontrar compatíveis.

Beijinhos grandes para ti, para os teus pais (que estarão muito tristes por não serem compatíveis), para o Jota, para a Joana, para a sogra que quis cozinhar a Matilda (essa não me esqueço nunca...).

Lina Querubim disse...

Beijinhos Gigi boa semana!

mari-lou disse...

Olha miha linda eu não estou capaz para consumo mas a minha Gi é dadora está lá já a análise não custa nada segundo ela e doar também não assim ela fosse compativel com alguém.

Beijinhos e obrigado .

IsaLenca disse...

Eu também já estou fora de prazo mas faço muita publicidade "de boca". É muito importante e não custa nada.
Gostei de te ler e de sentir que continuas com força para passar por cima de tudo, e até a brincar!!
Beijinhos.

Nela disse...

Política à parte, isto eu aplaudo:

"A JSD vai aproveitar o Congresso marcado para o último fim-de-semana de Novembro (28, 29 e 30), em Penafiel, para recolher bens alimentares e doá-los a quem necessita.

Depois de o Banco Alimentar ter recusado associar-se à iniciativa, frisando o seu carácter «apolítico», a direcção da JSD foi contactada por 15 associações da zona Norte que estão interessados nas duas toneladas de alimentados que a «Jota» pretende recolher entre os militantes.

Além de ser pedido a cada congressista que traga dois quilos de comida, o Congresso será aproveitado ainda para doar sangue, destinado à recolha de medula óssea. "

Será que ouviram a nossa Gigi?

Dinastia FilipiNHa disse...

Olá minha Lili Marlene!

Nada como esclarecer o pessoal!

Claro que tu não vais precisar, mas há muita gente que precisa, não é?

Se não te der os parabéns no domingo, estou perdoada, verdade? É que sou capaz de estar um bocadito ocupada... Tenho que estar na MAC às 9h30 mas garantir que a mini princesa Maria nasce no de aniversário da Tia Lígia!

Beijoquinhas GIGANTES para ti, para o João, para a tua linda mamã, para a tua sogrinha e festinhas na Matilda

Dinastia FilipiNHa disse...

Ah! Quando for o teu casório em Las Vegas, nós já vamos ser 4! Não te esqueças de nos incluir a todos nos convites...

Beijooooos!

Alda disse...

Olá Gigi!

Tenho pena não estar dentro do prazo de validade...

Mas vou passar a mensagem.
Tudo de bom para ti!
Beijos, e abraços!

Isa disse...

olá Gigi, passei para deixar um beijinho.

Michael disse...

Assim eles permitam que leucemicos ou ex-leucemicos doem medula, conta comigo

Lina Querubim disse...

Beijinhos Gigi estou aqui :)

Nela disse...

gigi,

Roubei este texto do blog da Alda, para ti:

JOÃO PAULO COSTA/JN
Uma leucemia aguda colocou-o no corredor da morte em 2004, mas Leandro, 27 anos, fintou a doença com a mesma arte que coloca nas telas. O artista está de volta com uma exposição.

Leandro Machado não esquece 21 de Fevereiro de 2004. Chegou a casa, em Sever do Vouga, cansado e disse à mãe, Helena, que se sentia doente, sem forças. Um médico amigo aconselhou-os a irem a Águeda fazer análises. O grito de Helena ecoou no hospital quando a médica lhe disse que o filho, na altura com 24 anos, tinha uma leucemia aguda, que o poderia matar em poucos meses. Ontem, Leandro recordou a história com um sorriso, que só se justifica porque está curado do cancro no sangue. A esperança que lhe foi transmitida nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde esteve sete meses a fazer quimioterapia, concretizou-se há poucos meses, quando os médicos do Instituto de Oncologia de Lisboa, que lhe fizeram o transplante de medula óssea, o informaram do sucesso da intervenção. Apesar da solidariedade de centenas de conhecidos e desconhecidos que durante meses, em vários locais, deram sangue na tentativa de salvar Leandro, acabou por ser a irmã, Raquel, dois anos mais velha, a salvar o irmão. A compatibilidade que sempre mostraram na vida consolidou-se em 30 de Março de 2005, dia do transplante.

O pós-transplante foi o pior período, conta Leandro: "Foi mil vezes pior que a quimioterapia. Nos sete meses que estive em Coimbra a minha preocupação não era a dor, que praticamente não sentia, mas sim cumprir tudo o que os médicos me pediam. Não queria desiludir a minha família e amigos. Tinha de cumprir a minha parte para não ser mais um a sair de maca coberto por um lençol como muitos dos que conheci no hospital". Complicados foram os meses que se seguiram. "Só pedia morfina para me tirarem as dores e uma vez senti que ia morrer, foi como se estivesse a sair do chão, uma pena no ar... mas safei-me", graceja.

Leandro estudava na Escola Universitária das Artes de Coimbra, onde está a tirar um mestrado, e jogava futebol. Foi colega do benfiquista Moreira nos juniores do Salgueiros (quando fez o Secundário no Porto) e jogou no Pessegueirense (clube local). Desde 1996 que expõe o que pinta. Este sábado (até dia 30) vai mostrar, no Centro de Arte de Sever do Vouga, "Pinceladas de Sonho, Sossego e Medo", 26 telas a acrílico que, não sendo o filme dos seus últimos anos, podem retratar o que sentiu. "Gostaria que viessem ver o artista e não o recuperado, mas ficarei satisfeito se a minha vida encorajar alguém", conclui.

Anónimo disse...

E viva la canja de Medula!!!

Gigi, já foste para las vegas?

Bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Força Gigi!

Um beijinho

Isa disse...

olá, Gigi, vim deixar um beijinho e amanhã volto.

LM disse...

Um beijinho!

Lurdes.

Dinastia FilipiNHa disse...

MUITOS PARABÉNS!!! Espero que passes um óptimo dia e que este aniversário te traga o melhor presente de sempre!!!

Um beijinho gigante desta amiga que te adora e que está quaseee de saída para a maternidade!

Beijos, muitos, a soprar velinhas!

IsaLenca disse...

Muitos parabéns e que este ano consigas tudo de bom e a vitória final!

Agora ando às voltas para te oferecer a prendinha virtual: que é o significado do teu nome. E não está nada fácil.

LÍGIA - "LATIM. NATURAL DA LÍGIA, REGIÃO DA ANTIGA ALEMANHA'.

Como és Escorpião aqui ficam algumas das principais características:
O signo de Escorpião simboliza a intensidade. É determinado, denso e realizador. Também é passional, desconfiado e sarcástico.

Determinado, agressivo, astuto, raramente fica passivo ou neutro diante de alguma circunstância. Bastante misterioso, obsessivo e reservado. Muitas vezes realiza mudanças completas em seu modo de vida. Trabalha em segredo até chegar o momento de revelar seus planos.

Tem sentimentos intensos tanto para o amor quanto para o trabalho. Magoa-se facilmente. Esconde suas mágoas e parece calmo e controlado. Possui uma personalidade muito forte. Tem muita força de vontade, que poderá ser usada para controlar situações.. O ferrão de sua cauda aparece no seu espírito sarcástico e mordaz usado para derrubar os outros.
Esquece experiências passadas e respeita o direito dos outros. Esperto, sabe quem escolher e em quem confiar. Se desconfiado ou receoso pode se deprimir. Tem dificuldade em relaxar, não cede, resiste.

Muitos beijinhos.

Anónimo disse...

Mais um beijinho.
Parabéns.

Anónimo disse...

Olá pequenina!
Muitos parabéns de todos nós e que tenhas sempre a força que já demonstraste para venceres todas as batalhas, até à vitória final!
Bjs.
Edite, Narciso, João e Gil

Isa disse...

Gigi!
Muitos parabéns por mais um aniversário. Muita força e muita coragem!
Em pensamento estamos contigo nesta luta.
Beijinhos
Isabel Alegria

Isa disse...

ola gigi, como prometi, hoje voltei, neste dua especial para te dar um beijinho de parabens e muitas felicidades

Carecaloira disse...

Muitos, muitos Parabéns.

Desejo tudo e nada. Tudo que te faça feliz e nada que te faça sofrer.

Beijinho
Marina

Lisa disse...

Gigi,

Muitos parabéns!
Que tudo o que desejas se concretize, são os meus votos.

Bjs

Lisa

cilinha disse...

ola Gigi passei para te dar os parabens e desejar-te tudo de bom , muita força ,para poderes vencer mais esta batalha.... e vais vencer...
beijinhos parabens

Sol no Coração disse...

Gigi,
um grande beijinho de Parabéns amiga!(pensei que era dia 17):0(((
Um ano cheio de coisas boas!;0)
Beijinhos cheios de luz.

Cristina J. disse...

Gigi, muitos parabéns querida. Não são dados no dia certo mas são do coração, acredita.

Nem me vou desculpar, porque não há desculpa: esqueci-me mesmo que era ontem que fazias anos, estou perdoada?

Desejo que tenhas passado um dia alegre com a familia e mais que tudo. Para o ano estaremos cá, para todas juntas fazer uma farra como mereces. Até lá, calma e força é o que queremos para ti.

Bjinhos grandes e... continuamos por cá, não te esqueças disso.

Loulou disse...

Ai Gigi, também me venho desculpar. Sábado lembrei-me, mas ontem... desculpa, desculpa. Muitos parabéns. Espero que tenhas passado um bom dia anos. Desejo-te tudo de bom, tudo o qu desejo para mim.

Beijos, beijos, beijos

Mrs. Sea disse...

Parabéns! Muita saúde e felicidade é o que te desejo! :)
Bjins

Mimas disse...

Muitos parabéns Gigi, que contes muitos mais e com muita saúde!

Bjcs
Mimas

E a Golfinho Filipa? Já desovou?! Espero que tenha corrido tudo bem.

Alda disse...

Gigi, não vim aqui ontem dar-te os parabéns, mas não me esqueci...Até fiz um poste no meu blog para ti amiga.

Mais uma vez parabéns, e uma beijoca

Loulou disse...

Só para te deixar um beijinho e dizer que estou sempre por aqui... força, miuda!

Anónimo disse...

Olá,
encontrei o teu cantinho e decidi dar uma força.
Não desistas nunca, hás-de conseguir ultrapassar esta fase menos boa.
Eu gostava de ser dadora de medula mas o meu médico diz que não posso por causa da minha doença.
Bj

Lina Querubim disse...

Beijinhos e estou sempre aqui e estás no meu coração e orações!!!

Isa disse...

Estou sempre aqui amiga...beijo grande

lucinda maria disse...

Força lutadora. Estamos aqui para te apoiar e torcer por ti.
Esta clac vale tudo Amiga.
Bjs

Alda disse...

Gigi, também estou sempre por aqui!
Força! Um xi-coração apertadinho!

Anónimo disse...

Boa noite Gigi
vai tudo correr bem.
Chora, grita,berra,revolta-te,pregueja,chama-lhe todos os nomes que te vierem à cabeça (bem merece) e depois,ergue o teu rosto, limpa a revolta, segue em frente, aliviada, leve e com boas energias que te levarão,não dúvido,para a cura.

Um beijinho
VandaReis

Alexandre disse...

Muitos beijinhos, Gigi!!!!!

Anónimo disse...

Força querida, vai correr tudo bem! Acredita com todas as tuas forças!

Estamos aqui contigo!

Um abraçinho.

Mrs. Sea disse...

Força Gigi...Estou por aqui...
Gostaria de te enviar uma lembrança aqui dos Açores para te ajudar nesta luta... Como poderei fazê-lo?!
Bjins

IsaLenca disse...

“A maior parte das coisas importantes no mundo foram realizadas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver esperança de modo algum.” de –Dale Carnegie

“A persistência é o caminho do êxito” - Charles Chaplin

Muitos Bjs

Anónimo disse...

O rio atinge os objectivos porque aprendeu a contornar os obstáculos.

Anónimo disse...

Coragem nao é ter forcas para continuar,
mas sim continuar sem ter forcas."

Gatapininha disse...

Força Gigi, não pares de lutar!
Estou a torcer por ti!
jokas