quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

31 de Janeiro

Faz precisamente hoje um ano que fiz a minha primeira sessão de quimio.

E na verdade, não me lembro de muitas coisas...o nosso cérebro tem de facto capacidades espantosas, faz-nos esquecer das coisas menos boas...

Mas lembro-me de ir bocadito a medo, sem saber bem como as coisas se iriam processar, sem saber as coisas básicas como:

Vão me picar nas mãos ou nos braços?
Vai-me cair logo o cabelo?
Vou ficar mais gorda ou mais magra?
Vou-me sentir mal durante os tratamentos ou só mais tarde?
Vai demorar muito?
E se precisar de ir à casa de banho?

A pesar de já ter tido uma sessão de esclarecimento com a enfermeira "psicologa" Rosário, havia ainda coisas que me atormentavam.

Estava cá com uma neura, que levei o meu mp3, que me havia sido oferecido no natal pelo meu mais que tudo, pus os fones nos ouvidos, fechei os olhos e não falei com ninguém.

Já não vos sei dizer se demorou muito ou pouco, só sei que no final, me deram uma carrada de coisas, entre comprimidos para o enjoo e cremes para as mãos e xaropes para a prisão de ventre e afins e fui para casa.

A minha tia, explicou-me que deveria tomar um comprimido para o enjoo de 4 em 4 horas, mas eu que sou mais esperta que os outros, achei que se começasse já a toma-los no 1º tratamento, mais para a frente já não fariam efeito. Resultado não os tomei...escusado setá dizer o que aconteceu....durante 3 dias não fiz outra coisa se não vomitar. BURRA

Depois lá percebi, que não percebia nada disto, que estava a entrar num domínio totalmente novo e se calhar o melhor era fazer o que me diziam....

Muita coisa mudou em tão pouco tempo, mas hoje estou feliz por estar viva, por estar com as pessoas que amo, a quem muito agradeço e principalmente porque julgo que me tornei uma pessoa melhor ou assim gosto de acreditar.

Beijocas da Gigi

9 comentários:

Nela disse...

Olha Gigi, tens razão em tudo! Tudinho!

E tenho a certeza de que estás, de facto, uma pessoa melhor.

E, acima de tudo, estás aí!!! E isso é tão bom, não é?!

Muitos beijinhos

Dinastia FilipiNHa disse...

Uma pessoa melhor?!!! TU?!!!! Tu és uma verdadeira peste! Nasceste para atormentar a vida dos que te rodeiam!!! Atormentar de carinho, atenção, amizade, amor!!! És linda!! Por dentro e por fora (ok, por fora ficaste melhor: corpinho de modelo, cabelo fashion, aliança na mão esquerda...)!

Realmente tens razão: o nosso cerébro é uma maquineta fantástica que selecciona aquilo que é mais importante guardar. Aposto que te lembras como se fosse hoje do dia em que nos conhecemos:-)) Não te lembras?!! Um acontecimento tão importante?!! Vê lá que eu até me lembro que estavas com uns All Star vermelhos (e eu pensei: fixe, pode-se vir trabalhar de ténis).

Ok, admito, só estou a dizer disparates por isso o melhor é calar-me!

Gosto muuitoooo de ti!!! É tão bom ter-te cá, e super boa (leia-se saudável)!!!

Beijocas

Alda disse...

Olá Gigi!
Descobri o teu blog à muito tempo, acho que fui a primeira, mas não sei porquê, nunca consegui comentar! Desisti, mas passava sempre para saber como estavas.
Tudo de bom para ti! Beijinhos
Vou a apresentar-me: Sou a Alda, e o meu blog é: http://viveroutravez.blogspot.com

Docinho disse...

És mais um GRANDE exemplo de que a vida apesar de muitas vezes tortuosa... vale a pena ser VIVIDA!

Beijos felizes e aqui ; )

Anónimo disse...

Pois é minha norinha, passou um anito, foi mau, mas felizmente ja passou e tu estas linda. Gosto muito de te ver com esse corte de cabelo. sério mesmo.Beijinhos e vamos em frente todos juntos.

Anónimo disse...

Olá Gigi,sou a Lia,estive a espreitar o teu blog...acredito de que estás uma pessoa melhor...acredito sim, que as pessoas que passam por certas situações ,se tornam mais humanas e modestas.beijinhos força!
se me quiseres fazer uma visita
http://revolucaodaalma.blogs.sapo.pt/

IsaLenca disse...

Não podia deixar de colocar aqui esta informação. Acho que este número de telefone - 808 255 255 - devia estar em destaque e circular pelos blogues:

Cancro: Nova linha telefónica recebeu 500 chamadas nas primeiras duas horas de funcionamento

Lisboa, 04 Fev (Lusa) - A nova linha telefónica de apoio a doentes oncológicos recebeu 500 chamadas nas primeiras duas horas de funcionamento, informou hoje o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Vítor Veloso.

No Dia Mundial Contra o Cancro, que se assinala hoje, o responsável referiu ainda a decisão de alargar o horário de atendimento da "Linha Cancro", ao incluir o período da manhã.

O número 808 255 255 funcionará todos os dias úteis entre as 09:00 e as 22:00 horas, quando anteriormente estava previsto entre as 17:00 e as 22:00 horas.

As principais questões colocadas relacionaram-se com aspectos da doença como diagnóstico, terapêuticas e apoio psicológico e com direitos e subsídios da Segurança Social, avançou à Lusa.

Questionado pela Lusa, o presidente da LPCC recordou que "está para breve a assinatura de um protocolo com o Ministério da Saúde" que irá estender os rastreios do cancro da mama da região Centro a todo o norte e sul do país.

Quanto ao cancro do colo do útero, Vítor Veloso lembrou as experiências-piloto que estão a desenvolver-se para se iniciar um verdadeiro processo de rastreio de "qualidade" e saudou a decisão do inicio do processo ao nível do cancro do colo-rectal na região do Centro.

"A sensibilização sobre estilos de vida, comportamentos de risco e o lançamento de programas de rastreio adequados, de qualidade e credíveis terão repercussões financeiras dentro de cinco a 10 anos" quanto a poupanças nos cofres do Estado, referiu.

As prevenções primárias e secundárias permitirão a detecção de cancros em fases mais precoces, o que permitirá tratamentos mais "simples, eficazes e com maior possibilidade de êxito", afirmou.

O cancro mata mais de 20 mil pessoas por ano em Portugal. De acordo com os dados da Direcção-Geral de Saúde (DGS), em 2005 o total de óbitos por tumores malignos foi de 23.232, mais 395 casos do que no ano anterior.

Anónimo disse...

Allô Ligia,

Muitos muitos parabéns és uma grande lutadora! E grande exemplo!
Nós continuamos na espera, só dia 12 vamos ter o resultado da biópsia, no dia dos anos da nossa filhota mais nova, a Madalena. Um beijinho e continua sempre c essa força que te caracteriza.
Catarina

Anónimo disse...

Olá!
"Conheci-te" hoje no teu antigo blog, e li-o todo, até deixei lá um comment, gostava que lesses.

E agora ao ler o que escreveste, também te quero dizer que em Janeiro eu fiz 2 anos que inicie o tratamento de quimioterapia nos capuchos, um ano antes de ti.

Tudo de bom.
Muita saúde.
Beijinhos
Sónia
soniafcarvalho@gmail.com