terça-feira, 15 de julho de 2008

Implante fixo - Cateter

Apesar de estar de férias e tentar aproveitar todos os momentos, há coisas que não me largam o pensamento.

Desta feita é o Implante fixo - Cateter...

A médica falou-me que me ião colocar uma cena destas já no dia 21. Apesar de já ter falado com a minha tia, que é enfermeira de quimio nos capuchos, e ela me ter garantido que não custa nada, depois de ter lido no blog do Michael uma alegre descrição do acto fiquei um bocado neurótica.

Digamos que aquilo que agora pretendo é uma espécie de sondagem à boca da urna e saber a vossa opinião sobre este procedimento.

Agradeço, sinceramente que sejam o mais sinceras possível, não precisam de me "poupar", gosto de saber exactamente as coisas para me poder preparar.

Uma beijoca
Gigi

As férias continuam optimas, hoje fomos aos saldos a Leiria, mas não havia nada de jeito.

Filipa (Golfinho) espero que já estejas melhor. Uma beijoca especial para ti.

22 comentários:

Anónimo disse...

Não tenhas medo...Tenho uma tia q já passou por isso e diz q não custou nada. E olha q ela é uma medricas...
Mil bjs.Tudo bom!

Anónimo disse...

Olá
Já vi a tua cara em algum sitio...
Eu vou começar a quimio em breve, estou com receio!
N sei nada de quimio, sempre fui um asno na escola :)
Socorro!Tou assustada!
Será q vou conseguir andar?
Quanto ao cateter n sei mas espero q corra bem.

Boas férias

... disse...

Olá Gigi!!

Como referi no blog do Michael, olha o colocar o cateter não custa nada, e andar com ele muito menos. A cirurgia dura pouco tempo, levas anestesia local e eu pelo menos nao senti dor. Claro que nos primeiros tempos vais sentir algo estranho, e incomodo, porque afinal o teu organismo nao está habituado, mas depois passado umas semanitas, olha já nem o sentes. E depois nao tens qualquer limitação podes fazer todos os movimentos com o braço... no problem. Olha o meu já me acompanha desde Fevereiro do ano passado, e só me arrependo de não tê-lo posto um bocadito mais cedo, pois tinham-me poupado algumas dores durantes o tratamentos. Com o cateter os tratamentos são mais rápidos e indolores.
Por isso no worries!!

bjnhos, e continuação de umas boas férias!!

Dinastia FilipiNHa disse...

Olá!!!

Pois, não te sei ajudar! Mas sei que vais levar isso na boa! Lembras-te que ainda há uns tempinhos desmaiavas quando te tiravam sangue?! Agora és uma senhora crescida, fazes tudo na boa!!!

Eu já estou a trabalhar, estou quase recuperada! Desta vez deu-me mesmo forte!!

Beijocas grandes e vê lá se ocupas essa cabecinha loira só com mar, areia, sol, etc...

LM disse...

O procedimento para colocar o cateter é simples. E depois tudo é mais fácil, o que mais gostei foi dos braços livres durante os tratamentos. E com o tempo (pouco) deixei de dar pela presença do cateter.

Boas férias!

Mimas disse...

Gigi, apenas te posso transmitir a experiência da nossa Cláudia por isso aqui fica ela:

"Pensei que fosse custar mais. Tinha tido descrições assustadoras da coisa, mas não doeu quase nada, sente-se uma impressão, que estão para aqui a mexer, mas nada de especial. Foram 2 médicos novos que me puseram a coisa (um espanhol), sempre a perguntar se estava tudo bem, enfim, correu bem! Agora já não tenho que ser picada nas veias!"

O dito cateter ainda deu origem a umas histórias engraçadas:

"...estava ela deitada para a pequena cirurgia, com um pano verde (de bloco operatório) a tapar a cara e, quando se ouviu a música de fundo, o médico perguntou alto "de quem era esta música?". A Cláudia, de prontíssima memória...responde de trás do pano verde unicamente o nome do grupo."

"...os palhaços nos Capuchos lá apareceram a fazer uns números de magia...Foram à sala onde eu estava, que é a sala pequena e onde estavam 4 pessoas. O palhaço lá fez o seu número e depois pediu palmas... Estão a ver a cena? Quatro infelizes, a fazer quimioterapia, 3 com a quimio espetada na mão, só eu é que tinha cateter e pude responder ao pobre do palhaço! Só visto!!!!!"

"...o médico que me operou era muita giro!!! Claro que tem praí uns 10 anos menos que eu que também não estou propriamente no meu melhor (!), mas sempre se lava a vista! ... No dia que pus o cateter não o tinha visto bem, tinha aquela coisa na boca por causa da operação e eu estava em nervos, mas no dia dos pontos já pude ver melhor. Sim senhor, bastante jeitoso!"


Este médico espanhol giraço deu origem a mais graçolas no SG e até ficou conhecido pelo Dr. Cateter!

Bjcs, vais ver que tudo vai correr bem.

Mimas

Anónimo disse...

Olá Gigi,
Sou a filha da Ana Paula. Pelo que a minha mãe me contou, depende da anestesia que se leva. Uma vez uma cirurgiã deu-lhe pouca anestesia e doeu-lhe muito, da outra vez que lhe puseram um cateter, ela recontou o episodio, e o Dr. António da hematologia disse-lhe que quando doi muito pede-se mais anestesia.

Beijinhos, e vai ver que tudo vai correr pelo melhor.

Nela disse...

Gigi, a Loulou e a Aida têm cateter e poderão dizer, mas acho, pelo que ouvi, que não custa.

Mimas, que saudades, lembro-me tão bem destes episódios descritos pela Cláudia e do que me ri com eles. Médicos jeitosos era o que não faltava nos posts das SG's...

O espanholito estava sempre na berra!

Não stresses, Gigi, vai correr tudo lindamente.

Loulou disse...

Manuela, eu não tenho cateter. A minha médica nunca resolveu pôr-me um. Sorry, não te posso ajudar. A Aida sim, pois ela sempre usou e continua a usar. Se souber alguma coisa, venho cá dizer-te.
Gigi, conheceste alguma médica novinha chamada Dra. Margarida?

Beijos grandes

Nela disse...

Loulou, tens razão, desculpa, tu até andas sempre às voltas com as veias - tu não, os enfermeiros...
Baralhei-me...
Sorry! :o)

Michael disse...

Apresenta-se o infeliz responsavel por angustia desnecessaria. Gigi, aquilo é um pic-nic. Dores, se sentires alguma, avisa logo, que eles têm a seringa da anestesia sempre por perto. Comigo a cirurigia estava sempre a perguntar se me doia e deu-me varias vezes anestesia, à medida que ia cortando mais fundo. A cena da arritmia so me stressou mais porque não estava à espera daquilo. Há uns tubinhos minusculos que têm de alinhar bem la com as arterias de entrada no coração. Senti a arritmia, chibei-me, a cirurgiã corrigiu, no total 10-15 segundos de alguma adrenalina extra. Nem é certo que sintas o mesmo, afinal do que leio so me aconteceu a mim, e como te digo foi inesperado por isso fiquei preocupado ... vai em frente, no stress, a seguir faz é gelo para nao ficar hematoma
beijo

Aida guimarães disse...

Olá Gigi,

A Nela e não só têm razão. Não custa nada, só mesmo a impressão de te estarem a mexer. Dão só um cheitinho de anastesia local porque é tão rápido, não chega a 20min. Depois é só habituares-te a tratá-lo por tu. No inicio custa um pouco, nem sequer me mexia muito para dormir, do lado direito era a tumor da mama, do lado esquerdo o cateter!! Mas agora já somos amigos. É cinco estrelas para os tratamentos. Nunca existe dificuldade para tirar sangue e para os tratamentos.

Não tenhas medo linda, vai ser bom para ti!!

Beijocas grandes e continuação de boas férias.

Anónimo disse...

Gigi,
não sei como é, mas tenho uma amiga que tem dois e não se queixa disso.
Um beijinho.
Carmen.

carla disse...

Oi,Gigi
parece que já tens muitas informações sobre esse teu novo amigo e parece que não é assim tão mau.
Tu és uma grande mulher por isso tudo vai correr bem.

Beijos grandes.

Gigi disse...

OBRIGADA....

sabem que são maravilhosos, não sabem?

Todos, os que já passaram por isto e os que não tendo passado, não deixam de colocar aki umas palavras amigas.

As férias continuam em grande.

Beijocas.

Gigi disse...

E agora umas palavrinhas para o/a anónimo que comentou em 2º lugar.

Não sei exactamente que quimio vais fazer, nem que tipo de doença te bateu à porta.

Mas uma coisa te digo que é igual para todos nós:

coloca todas as dúvidas aos teus médicos e sempre que quiseres podes vir aqui, tal como eu deixar as tuas angustias.

Se quiseres falar de forma mais privada o meu mail é:

ligia.veiga@gmail.com

estou totalmente disponível.

Vai correr tudo bem.

Gigi

Bailarina disse...

Eu vejo obrigada a ajudar a Gigi, foste a que lojas?aquelas mais conhecidas? aconselho-te a pullover, la squadra e todas aquelas pertinho da zona historica!são caras mas nesta altura ficam comestiveis!!ehehehe! amanhã vou a s.pedro apanhar sol! boas férias!beijo grande

Anónimo disse...

Olá a todas!
Gigi, obrigada pela tua disponibilidade, já te adicionei :)
Eu tenho um carcinoma ductal invasivo.
Já fiz cirurgia.Qto à Quimio não sei qual é!Nem sei que perguntas devo fazer...Será Quimio preventiva, 6 sessões de 3 em 3 semanas e depois durante 6 semanas, todos os dias,farei radio.
Perguntei ao Dr se seria mto tóxica, ele disse-me q todas eram!
Ando um pouco à nora!
Qto a ti, vai correr tudo bem.Vê o exemplo do Michael(parece-me um bom exemplo de garra).
Qdo estive hospitalizada estava lá uma senhora que tinha colocado o Cateter e segundo ela, não doeu nada.Portanto, descontrai, aproveita as férias para depois atacares e venceres.
Afinal de contas, somos ou não teimosas!Eu sou e muito!Tá decidido que vou vencer e mai nada ;)

Bjs e muito obrigada pelos vossos testemunhos que me ajudaram imenso e me fizeram companhia.

Anónimo disse...

Olá, Gigi!
Sou mais uma q quer tranquilizar-te.Tenho falado com várias pessoas q dizem q não custa nada. No blog do Salvador (28 Nov/2007)há uma breve alusão ao cateter... e breve porquê? Porque não custa nada. A anestesia faz milagres!MUITA FORÇA!
Mil bjs
I

Lina Querubim disse...

GIGI nessa tb ñ te posso valer mas fica aqui uma palavra de amizade mesmo que virtual e pensa positivo e tudo vai correr bem!!!!
Continuação de boas férias!
Beikoquinhas
Lina

Anónimo disse...

Tenho (PET entretanto negativo) Linfoma Hodgkin e usei cateter e foi a melhor coisa que podiam ter feito. O meu ficou colocado no peito, e em tempo que tratamentos não é preciso ter cuidados de manutenção, pós tratamento tinha que ser limpo (usado) uma vez por mês. É um bom amigo, muito útil!

Anónimo disse...

Olá

Eu já tenho o cateter desde Outubro e para fazer os tratamentos é muito bom.

Claro que de inicio e durante algumas semanas ele provoca algum desconforto, uma vez que o organismo ainda não está habituado. Mas vais ver que depois dessas semanas já nem dás por ele!

Ainda hoje me aconteceu uma cena engraçada, estava uma senhora só a olhar para mim e eu não me estava a aperceber o que se passava, até pensei "Será que tenho algum problema com a roupa? ou será do penteado? que se passará?!!!"
Até que ela se dirigiu a mim e me perguntou "Que coisa é essa que tens aí??"
Tudo explicado! A senhora estava a estranhar eu ter um pequeno alto junto ao ombro!

Como podes ver eu já ignoro completamente a presença do cateter, claro excepto quando me acontece casos como te acabei de descrever!

Tudo a correr da melhor forma!

Vera C.