sexta-feira, 15 de agosto de 2008

É urgente ser dador de medula

Escrevo-vos, profundamente triste, mas principalmente empenhada nesta nova causa - convencer o maior número de pessoas a serem dadoras de medula.

Não sei se se recordam, mas no meu primeiro internamento, partilhei o quarto com duas mocinhas, a Carla, que continua a lutar contra a sua Leucemia, e a Nélia. Ontem, subitamente, fiquei a saber que a Nélia não havia resistido e que havia partido já há 8 dias. Quero manifestar os meus mais sinceros sentimentos à sua familia e a todos os que tal como eu partilharam alguns momentos com ela. Espero que onde quer que ela esteja, finalmente tenha encontrado paz.


A Nélia faleceu porque não foi encontrado nenhum dador de medula compatível.


Num país onde existem milhares de dadores de sangue e só há 1o mil dadores de medula, é urgente que todos os que tenham mais de 18 anos e menos de 45, se vão registar como eventuais dadores.


Tomei a liberdade de colocar aqui, o link para que possam aceder ao Centro de Histocompatibilidade do Sul http://www.chsul.pt/ , existe também um no Norte http://www.chnorte.min-saude.pt/ e no Centro http://www.histocentro.min-saude.pt/.


Tanto no do Norte como no do Sul, têm os interessados a possibilidade de descarregarem um formulário clínico, para posterior envio pelo correio e mais tarde receberem uma carta para poderem então ser dadores.


Numa primeira fase, trata-se apenas de uma recolha de sangue perfeitamente normal, como se fossem umas análises, e se mais tarde tiverem o privilégio de serem compativeís com alguém, terão então de vos ser retiradas as células compatíveis, mas será também através do sangue; nada que custe, posso garantir-vos.


Julgo que se trata de uma oportunidade única, talvez a melhor depois de se ser pai/mãe, a possibilidade de se dar uma nova vida, uma segunda vida a quem padece de uma doença que pode ser mortal se os tratamentos de quimio não resultarem.

Está portanto nas vossas mãos/sangue ajudar, mas peço-vos que reflitam bem antes de tomarem esta decisão, pois não há nada pior do que ser chamado, pois encontraram um doente compatível, e depois o dador, com receio, não comparece.

Quero só acrescentar que ao ser dador, entra-se numa base de dados internacional, o que significa que poderão salvar uma vida em qualquer ponto do globo.

Eu por cá estou um bocado abalada. Quanto aos calmantes apesar de já ter informado que não os queria tomar, eles continuam a dar-mos, mas acho que hoje à noite vou recomeçar a tomá-los, pois a época dos enjoos já se avizinha e parece que os drunfos e os anti-heméticos são a melhor combinação para tentar travá-los.

Beijinhos

Gigi

54 comentários:

Anónimo disse...

Olá Gigi.
Fiquei profundamente abalada com essa noticia,nao pensei que tivesse esse desfecho, quando a vi ai.Mas o nosso caminho é em frente.
recordá-la-emos com ternura.
Té logo bjinhos para ti.

Michael disse...

Nestas alturas é dificil dizer seja o que for, é normal que fiques abalada, mas ao mesmo tempo estas a tentar reagir de uma forma positiva, fazendo algo de construtivo e aplaudo-te por isso. Reforço o teu apelo para que as pessoas que visitam este blog se tornem dadoras de medula e vou mais longe, melguem os vossos amigos para fazerem o mesmo. Isto é-vos dito por alguem que era dador de medula ossea, há já dois anos, quando estava longe de conceber a possibilidade de um dia eu proprio um dia poder vir a necessitar ... nunca se sabe. Quem dá sangue ajuda a salvar uma vida, quem é dador de medula salva uma vida sozinho ... quem espera por um dador compativel são pessoas muito determinadas, que se agarram à vida e que todos os dias vivem na ansiedade que lhes saia algo melhor do que o euromilhoes. Os centros referidos pela Gigi estão dotados de todas as condiçoes para que os potenciais dadores dispendam o menor tempo possivel para recolherem as amostras necessárias.

laura disse...

*****

Certas palavras podem dizer muitas coisas,
certos olhares podem valer mais que mil palavras,
certos momentos fazem-nos esquecer que há mundo lá fora,
certos gestos, parecem sinais guiando-nos pelo caminho,
certos toques parecem estremecer todo o nosso coração,
certos detalhes nos dão a certeza que existem pessoas especiais.
Vinicius de Morais

Dar medula não é nada de especial, é um acto de amor.
Eu já fiz 65 anos, já não posso ir a correr oferecê-la.
Aproveitemos o Sol e a vida,
laura

Anónimo disse...

Gigi força, força.
Fiquei tristissima....
Beijinhos

Alda disse...

Gigi
Beijinhos...

Gigi disse...

Só passei para dizer que está tudo bem. Tomei os comprimidos todinhos, para evitar tantos enjoos, mas parece-me que pé ante, pé eles estão chegando.

Ontem, além do Jota e da D. Zélia e da minha mãe e do Rui, estiveram aki o meu pai e a Catarina, que deram aki um saltinho antes de irem ver o inter ganhar a Eusébio Cup. lol

Já sei que não vou para casa amanhã, agora apontam para segunda-feira, vamos lá a ver...como imaginam, não tenho muita pressa.

beijocas e aproveitem o Fim-de-semana grande.

Gigi.

P.S.não se esqueçam de passar a mensagem sobre a doação de medula.

Gatapininha disse...

Olá Gigi, é sempre triste saber que alguém perdeu a luta contra estas doenças. Mas temos que seguir em frente e não dar tréguas.
Espero que tenhas tomado os comprimidos todos e que realmente a mistura resulte.

Quanto à recolha de medúla, quando me apresentei na escola em junho, vi uma lista com nomes para irem lá à escola fazer a recolha, mas como só estavam inscritas umas 35 pessoas, a informação que deram à escola é que só lá iriam se fossem mais de 50! Fiquei triste, tanta falta de dadores e depois isto!

jokas
Sandra

Nela disse...

Olá Gigi,

Como estás? Enjoadita? Espero que os drunfes estejam a resultar.
Eu sou dadora (ou melhor, era...) de medula. O Paulo também. Agora já estamos... hum... velhos...
Mas a recolha inicial é a normal para fazer umas simples análises e depois também é simples. E pode salvar alguém por aí. Os mais jovens pessem nisso e bora lá...

Beijinhos querida e uma luzinha para a Nélia

Anónimo disse...

Olá Gigi,
tou como diz o Michael...é complicado dizer seja o que for.Mas temos de seguir e tentar vencer!Espero que estejas melhorzita e cheia de forças.Que a Nélia ,esteja em Paz!Beijinho muito grande para ti amiga.
ah,pensei em colocar o teu post no meu blog(se achares bem claro)dá uma espreitadinha e diz se achas bem...(sempre é mais um blog a fazer o apelo)Jinhos cheios de luz.volto mais tarde.

Dinastia FilipiNHa disse...

Olá minha querida!

Conhecendo-te como conheço sei que essa triste notícia te terá deixado bem pior que de rastos... Mas também sei que encontras sempre uma maneira de superar a tristeza e aqui estás tu, a fazer um apelo super importante.

Na minha modesta opinião de quem não percebe nada disto, acho que era importante que se divulgasse exactamente em que consiste todo o procedimento. Sempre que tentei saber como era, diziam-me o costume: primeiro é só tirar sangue e depois também não custa quase nada. Ok, não custa quase nada, mas como é exactamente? Quando a Maria nascer, vou ver se consigo saber mais sobre isso. Eu sou um bocado "avessa" a essas coisas porque uma vez quis dar sangue e mandaram-me embora porque tinha umas manchas na cara (tinha sempre em situações de stress, não era nenhuma doença contagiosa), não me senti muito bem por terem corrido comigo mas enfim, temos que ser superiores a essas coisas...

Uma beijoca grande, em directo da Parede, debaixo do tecto... Mas com um tempo muito xoxo...

Anónimo disse...

Gigi, desta vez vais ver que vais te sentir melhor que da 1ª, não vais ter tantos enjoos, mas ainda vais sentir.
Quanto à recolha de medula, posso vos dizer que fiz de duas maneiras, fiz através do sangue periferico ou seja colocam um cateter na verilha e é como se fosse uma recolha de sangue sem dor, e tambem fiz através do bloco operatorio que foi retirado directamente da coluna que tambem foi feito sem dor, porque eu fiz um auto-tranplante, mas disseram-me que é mesmo assim que fazem, tambem me disseram que depois de alguem ser compativel ainda tem que responder a um questionario porque não basta ser compativel, o dador tem mesmo que ser saudavel daí a grande dificuldade. Eu já consegui com que as minhas sobrinhas e os namorados fossem dadores e alguns amigos, mas muitas pessoas têm medo, temos que explicar que não doi nada, digo mesmo por experiência propria.
Espero que me compreendam.
Beijinhos Gigi

Gigi disse...

Foi com grande surpresa que hoje recebi ali a Lia, adorei.

Claro que sim, podes fazer todas as chamadas de atenção sobre este tema. quanto mais melhor.

Beijocas.

Ainda não estou nauseada, o que me perece muito bem.

Gigi disse...

Amiga,

perdoa-me mas já estou novamente com a moca e em vez de escrever LINA, que foi quem cá esteve, a do Brilho dos Anjos, escrevi Lia.

Desculpa.

Isa disse...

olá gigi, um beijinho grande e tudo a correr bem.
Julgo não ser possivekl ser dadora de medula, mas vou falar do assunto ás pessoas minhas amigas.Acho q as pessoas não estão muito bem esclarecidas.beiijinhos

Gigi disse...

Já estou a aquecer....valos lá loulou

Tânia disse...

OLÁ GIGI!

Espero que esteja a correr tudo como tens desejado.
Olha depois de ler o teu post fiquei a pensar em ser dadora de medula, vou me informar porque tenho pouca informação à cerca disso.
Agradeço-te do fundo do coração que incluas a pequena Kelly nas tuas orações ela é tão pequenina (dia 22 faz 2 mesinhos) e já anda a sofrer tanto;0(

Ficamos a torcer para que tudo corra bem contigo.

Beijo grande

A Familia F Albuquerque

Anónimo disse...

Miuda, ganhámos.
Parabéns.Beijinhos tem uma noite calma.Tive pena dos manos, mas nao se pode ser sempre o melhor.!!!!
Pá próxima ganham eles.
Até amanhâ.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Lina Querubim disse...

Gigi sabes uma coisa?
Gostei muito de te ver estavas uma carinha muito boa!!!!E com força para saír vitoriosa!
Lamento pela perda, na altura não falei no caso porque não achei conveniente e não tb não é facil.... e porque a visita foi curta de um beijinho rápido como disse ao porteiro ;o)
Dadora não posso ser como podes imaginar...tal como a Lia vou colocar o teu apelo no meu blog visto ñ te importares quanto mais divulgação melhor!
Beijinhos e força!
Lina

Anónimo disse...

Gigi,
Só agora consegui passar...Viva o sporting!(apesar de ser do Benfica ,)hoje estava com o sporting e contigo!Acabei de alimentar a alma...estive a ver a lua... enorme e linda!
vim desejar boa noite e ver se estavas de acordo com a ideia!já vi que sim! boa!
Beijinhos Fica bem.

Dinastia FilipiNHa disse...

Bom dia! Espero que estejas bem e que as misturas explosivas que te andam a dar estejam a fazer efeito!

Beijocas grandes!

Ps. SPOOOOOORTIIIINNNGGGG!

Michael disse...

Xô dona Zélia, com todo o respeito, para a proxima ganham o tanas :-) e nao tenha pena dos manos, assim ganham perspectiva que ha coisas mais importantes na vida do que ganhar jogos de futebol ... olhe eles que vão doar medula :-P

Anónimo disse...

Michael
Nâo seja assim. Eu até estava dividida,fico também contente quando os manos,(meus filhos)ganham.Sabe, nao somos doentes por bola,temos simplesmente as nossas simpatias.Mas eu gostei.Ehehehehe.
Beijinho bom domingo para si.

IsaLenca disse...

Fui dadora de sangue, agora já não posso. O meu marido ainda é dador de sangue. Só para complementar a informação, para quem não sabe, só se pode ser dador de medula entre os 18 e os 45 anos. Na informação prestada aos cidadãos portugueses, as entidades apresentam como condição "rígida" ter entre 18 e 45 anos. "É um critério economicista", reconhece Hélder Trindade, explicando que a manutenção no registo "é uma actividade dispendiosa".

Desde meados de Julho do ano passado o 1º Ministro tornou-de dador com 49 anos. E poquê?
A ideia partiu do deputado do PSD, Duarte Lima, que já foi vítima da doença e é dirigente da APCL. "Pretende ser um acto simbólico, com a classe política a dar o exemplo. Fico muito satisfeito e a questão do limite de idade não se põe porque a associação assegura o pagamento de todas as despesas", explicou Hélder Trindade, director do CHS.
Ou seja, a partir dos 45 é preciso pagar, no acto da inscrição 110 euros (contabilizando os gastos com os equipamentos e produtos necessários para análise e preservação. Os custos da mão-de-obra, não estão incluídos nesta verba). Acho incrível que, afinal, a questão da idade seja uma questão monetária. A associação pagou tudo ao 1º Ministro, mas o cidadão comum tem de pagar...para salvar uma vida!! Os nossos governantes deveriam pensar muito bem o dinheiro mal gasto em politiquices!
Infelizmente, neste caso, se queremos salvar a vida de alguém e tivermos mais de 45 anos temos de pagar!! Não se admite!

Bjs.

Gigi disse...

Ontem ainda tive o privilégio de ver o eclipse da lua.

Os enfermeiros da hematologia, perguntaram de alguém queria ir assistir e eu achei que era boa ideia.

Foram 2 coisas boas na mesma noite, a vitória do Sporting e o eclipse da lua.

Até agora sinto-me mais ou menos, estou mesmo muito inchada, devo ter uns 3 liquidos de água dentro de mim, que insistem em não sair, já estou farta de tomar diuréticos, mas está complexo.

Quanto a novidades, parece que me querem mesmo expulsar daqui hoje, devo sair por voltas das 22h. Já estou cheia de stress.

Beijocas e até jaz.

laura disse...

*****
Estou contigo.
Tudo vai passar.
Infelizmente só te posso alimentar a esperança e dizer-te que tudo vai acabar bem, tem fé.
Um beijo,
laura

Aida guimarães disse...

Olá Gigi,

Lamento a partida da tua amiga. Agora está em Paz.

Quanto aos dadores de medula, ainda à bem pouco tempo um grupo de amigas minhas, que estiveram cá em casa, foram todas tirar sangue para possiveis dadoras.

Agora espero que tu passes bem esta fase, sem muitos enjoos.

Beijocas grandes

Dinastia FilipiNHa disse...

Bom dia!

Então? Já estás em casa? Espero que já tenham conseguido despejar esses líquidos todos!!! Eu compreendo, isso é uma preocupação ambiental, queres poupar água, não é?

Beijocas grandes!

IsaLenca disse...

Nem sabia que havia um eclipse da lua! E espero que já te tenham "expulso" do spa e que estejas a recuperar bem na tua renovada casa.
Bjs

Dinastia FilipiNHa disse...

Já descobri porquê que estás a fazer retenção de líquidos! Porque SPA que dizer: Salute Per Acqua, ou seja, saúde através da água! E tu estás a querer guardar o máximo de água que conseguires!!! Mas não é preciso levares as coisas tão à letra! Já começaste a despejar? Espero que sim...

Beijocas

Alexandre disse...

Olá,

já não estou na idade de ser dador mas - com as tuas informações - vou usar o meu blog para divulgar esses sites, fundamentais!

Quanto à Nélia, o maior beijinho para ela - ela está a ver-nos a todos e a olhar por todos nós de certeza!

Muitos beijinhos, Gigi!!!!

Anónimo disse...

Gigi,
passei par te deixar uma grande beijoca e melhoras amiga!:0)
Beijinho cheio de Luz.

Loulou disse...

Passei só para deixar um beijinho. Que a tua amiga descanse em paz, minha querida.

Beijos grande

Lina Querubim disse...

Bem -vindaaaa!!!!
A nossa casinha é tão boa!!!!
Espero que estejas a passar bem e que recuperes bem rápido!~
Só o facto de estares em casa vai ficar logo boa ;o)
Bjs

mari-lou disse...

Olá Gigi, espero que estejas a ultrapassar com muita calma, a perda da tua amiga,

QUANTO A SER DADORA JÁ NÃO TENHO IDADE MAS A MINHA Gi é, já a algum tempo dadora de medula e vai dar sangue algumas vezes, aqui a funcionária que tem 28 ANOS QUER SER MAS NÃO SABE ONDE SE DIRIGIR SE ARRANJAR UM GRUPO ELES DESLOCAM-SE?
DIZ QUALQUER COISA SE PODERES,
BEIJINHOS E QUE A FONTE DESPEJE ESSA ÁGUA TODA.

BEIJINHOS LINDA.

mari-lou disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dinastia FilipiNHa disse...

Cucu... Estás bem?

D. Zélia ou João, pleaseeee, tragam notícias da Lígia. Sei que estes são dias complicados e não quero estar a ligar...

Beijocas

Anónimo disse...

querida Filipa

a Gigi está bem... com muitos vomitados toda a noite de domingo, ontem e hoje...
esperamos, com muita força, que amanhã melhore...
desculpem mas estes dias não são fáceis...

Alexandra

Dinastia FilipiNHa disse...

Obrigada pelas notícias, D. Alexandra!

Espero que os dias mais complicados estejam a ficar para trás...

Um beijinho grande para todos!

Anónimo disse...

Olá GIGI :)
Tenho a certeza que não tarda já andas por aí nas compritas ;0) fico à espera dum post teu!!!

Dona Alexandra, muito obrigada pelas notícias. Venho aqui todos os dias e fiquei preocupada com a minha LUTADORA vizinha :)

GIGI, falta pouco e ... pouco falta para o concerto!
Muitos beijinhos

vandaReis

Lina Querubim disse...

Estes dias não são facieis mas ela daqui a pouco já fica a Gigi cheia de força e pronta para vencer a batalha!
As melhoras!
beijokasssssssss

Nela disse...

Olá Gigi, espero que estejas melhorzinha, menos vomitada, bem disposta.
Obrigada pelas notícias, Alexandra.
Muitos beijinhos a todos (Gigi, João, Alexandra, Zélia e.... Matilda (uma festinha))

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

Sabes por x dou por mim a pensar k gostava de ajudár...
Mas vou ficár com as tuas indicações...
Obrigado por informares como tdo se processa.
Sinto mto pela tua amiga...
O qto deves ter ficado triste...
Para ti querida as melhoras e força...

Jinhos mto mto fofinhos, gandes e godos

Anónimo disse...

Olá Gigi, espero que estejas bem melhor e que as idas ao gregório já tenham passado. Lamento muito pela tua amiga, enfim não há muitas palavras.

Obrigado à D. Alexandra pelas noticias.

E um grande xi coração para ti. Põe-te boa depressa.

Jinhos

Gatapininha disse...

Olá Gigi, espero que o pior já tenha passado.
Força!
Sandra

Anónimo disse...

Um beijinho Gigi e muita força.
Carmen.

Alda disse...

Gigi, passei para te deixar um beijinho!
Alda

IsaLenca disse...

Espero que passes um bom fim-de-semana.
Bjs

Isa disse...

beijinhos, Gigi, espero que estejas melhor

Alexandre disse...

Muitos beijinhos!!!

Anónimo disse...

Bom fim-de-semana linda.

VandaReis

Isa disse...

beijinhos, querida.

Anónimo disse...

Olá Gigi,
espero que estejas melhorzinha!:0)
Passei, para te deixar um beijinho.
Fica bem ,linda.
Sempre por aqui!

Mimas disse...

Melhores dias virão, Gigi!

Um beijo grande,
Mimas