domingo, 21 de dezembro de 2008

Manuela



Foi precisamente em Agosto do ano passado, que encontrei o blog da Anixinha e foi na altura certa. Já tinha tido alta já há alguns meses, devia sentir-me bem, já estava a trabalhar, mas na verdade não estava nem me sentia bem.

Ao entrar no blog da Anixinha, descobri alguém que entia o que eu estava a sentir e ao partilharmos experiências, fiquei a sentir-me melhor, foi uma espécie de terapia. Convidei-a para visitar o meu blog e quando o fez trouxe companhia. A Loulou, a Isa do retratoiluminado e a Manuela.

E depois desse dia a minha vida nunca mais foi mesma.

Fomos-nos conhecendo, partilhando e depois vieram mais e mais amigas e um dia convidaram-me a fazer parte das amigas.

Amigas, sabem bem que vos adoro a todas, mas julgo que têm de concordar comigo que a Manuela não é uma pessoa qualquer, é especial, única e está sempre a pensar em todas nós, em como nos pode ajudar. Como pode minorar o nosso sofrimento.

Apesar de saber que sabes o que sinto por ti, tinha de o tornar público, Manuela, gosto muito de ti. Não sei se apareceste na minha vida para me recordares e ajudares a acreditar que vou vencer ou para me ajudares a reconciliar-me com os que amo e para me ajudares a partir em paz. Mas independentemente disso já me ajudaste muito, nem vale a pena numerar, basta ler os posts antigos deste blog.

Na foto eu devia ser a loira e tu a morena, mas neste caso é ao contrário, tu é que me tens abraçado e eu tenho deixado, porque é muito caloroso.

Obrigada

Gigi

39 comentários:

Isa disse...

Estou sem palavras! A isto chama-se amizade sincera!...
A Gigi sentiu necessidade de agradecer à Nela, e nós todas temos que agradecer umas às outras o facto de nos termos conhecido.
Para mim é importante sentir o apoio de todas, a ternura, o afecto, a amizade que nos une, em momento algum da minha vida senti uma amizade tão sincera e profunda, e isso eu não vou querer perder nunca...
Somos uma família e assim vamos continuar pela nossa vida fora.
Para a Gigi, o melhor do mundo.
Para as restantes amigas o meu muito obrigada pela amizade e tudo de bom.
Isabel Alegria

Lina Querubim disse...

Ohhhh Gigi...
Linda homenagem eu sinto também que a Nela é um Ser Iluminado mas olha em relação ao que escreves é assim, a Nela veio ao teu encontro e nada é ao acaso como costumo dizer e o lugar dela na tua Amizade é "Manuela, gosto muito de ti. Não sei se apareceste na minha vida para me recordares e ajudares a acreditar que vou vencer!"

É nesta ideia que concordo contigo a outra está fora de questão,ok???
Quero te ver a sorrir sempre, com a garra com que sempre te conheci e sempre mas sempre a ACREDITAR, a ter FÉ porque vais ter muitos momentos com ela e com todas nós!!!!
Não te quero a dizer as outras coisas estás proibída!
Até logo e muitos mas muitos beijinhos

Lina Querubim disse...

Voltei...

Quando as coisas vão erradas e o momento é de crise,
não pense que todos os seus esforços têm sido em vão, segue.

Talvez tudo tenha sido para melhor. Sorria ... E experimente outra vez ! Pode ser que o seu aparente esforço venha a ser a porta mágica que o conduzirá para uma nova felicidade, que você jamais conheceu. Você pode estar enfraquecido pela luta, mas não se considere vencido. Isso não quer dizer derrota.

Não vale a pena gastar seu precioso tempo em lágrimas e lamentos.

LEVANTE-SE
E enfrente a vida outra vez. E, se você guardar em mente a alto objetivo de suas aspirações,
os seus sonhos se realizarão. Tire proveito dos seus erros. Colha experiências das suas dores.

E, então, um dia você dirá:
"... GRAÇAS A DEUS EU OUSEI EXPERIMENTAR OUTRA VEZ,
E REENCONTREI A PAZ, O AMOR E A FELICIDADE ..."

Isa disse...

olá Gigi,
A nela é um amor..sempre atenta, sempre pronta a ajudar, sempre a dar noticias de todas a todas, sempre com palavras amigas que nos confortam...ela é realmente especial
e tu tb és e vais conseguir vencer esta batalha.
um beijinho grande

paula disse...

Força!!!
A vida ai dentro não é facil, mas tudo vai correr bem...
As enfermeiras e as auxiliares são 5 estrelas e o dr Nuno tb...
Vai passar depressa...
Paula Padinha

Alda disse...

Gigi,
Sei o que estás a sentir...
A Nela também me ajudou muito!
Esta nossa amizade é tão bonita e tão forte. Dá-nos tantas alegrias!
Amiga o melhor do Mundo para ti.
Beijinhos

Nela disse...

Estúpida miuda!!!!
Estava eu já deitada, com uma tremenda dor nas costas, toca o telemóvel. Dei um pulo e o coração ía-me saindo pela boca... Era a Querubim a perguntar se eu tinha visto a homenagem que a Gigi me tinha feito. Homenagem?! Pronto, já começou com a fase das febres... Foi o que pensei. Mas a Querubim continuou e disse que não tinha gostado de uma coisas que tinhas escrito e que te tinha dado na cabeça. Ui! Resolvi levantar-me para ver o que tinhas andado a fazer no meio dos vómitos e da febre...

E aí percebi. Percebi-te. Bom, a parte da homenagem é mesmo de quem está com a temperatura elevada, mas passemos à frente.

Acho que o meu post de hoje, e que veio de um da Carla, acaba por ter a tua resposta de hoje. Ou seja: Se eu não fizer barulho, levas-me contigo no intervalo dos teus medos? Levas? Porque tu tens medo a intervalos curtos. Como eu. Porque tu tens momentos em que equacionas outras alternativas, sem que por isso estejas a perder a confiança ou a esperança. Como eu. Porque choras, embora a tua cara tenha um permanente sorriso de quem ama a vida. Como eu. Como agora. Em que não pude deixar de regar este comentário com lágrimas de solidaridade pela tua luta, lágrimas de comunhão pela tua coragem e lágrimas de amizade porque percebo-te tão bem, mas tão bem, como se tu fosses eu. Ou eu fosse tu... ou qualquer coisa assim.

Prometo, Gigi, juro, que no meu silêncio encontrarás sempre espaço para expressares o que és e o que sentes, com os intervalos e as alternâncias que... for. No mundo da verdade. Sem fingir força onde não há, nem risos quando o tempo interior é de lágrima.

No mundo da verdade. Da nossa verdade. E é nessa verdade que te digo, no limite da honestidade, que não sei para que te conheci e se cumpro alguma missão ao pé de ti. Não sei. Nem me interessa. Porque o que me liga a ti é aquilo que és e como te sinto e como me sinto contigo. No entanto, digo, e já disse muitas vezes, que acredito/sei que vais vencer esta. Sabes, porque já me conheces, que se não fosse assim, estaria ao teu lado a tentar que fizesses o teu percurso de partida em paz. Claro que estaria. Mas tu sabes (vá lá, admite: tu sabes!) que essa dúvida de agora assenta no isolamento, na má disposição, nos vómitos, na febre, nos gânglios inchados. Eu percebo. Mas, no teu coração, tu sabes, como eu sei, que tu vais vencer e vais bater com esses costados na Torre Eiffel com um gorro enfiado pela cabeça abaixo.

Quando tiveres alguma dúvida, olha para a tua foto e repete o que lá está. Não é que isso seja necessário para ganhares; é só para te tornar esta batalha um pouco mais doce.

Hoje, é o teu 5º dia de quimio. Amanhã anda vai ser pior, tu sabes. Mas também sabes que é só mais um bocadinho de nada e vais logo começar a subir com umas células todas arrebitadas.

Bom, e depois disto tudo, só mesmo uma cachopa parva e mimada como tu para me obrigar a tirar o cú da cama!!!

Dinastia FilipiNHa disse...

Bem amiga, já sabia que és linda (não só por fora mas especialmente por dentro) e este post só o mostra ainda mais!

É tão bom quando as pessoas não têm medo de dizer o quanto gostam das outras! E tu não tens, nunca tiveste!

Aposto que a Manuela também se sente muito feliz por tu teres entrado na vida dela. Afinal, é muito bom ter uma AMIGA como tu!

E como eu não sou mulher de "ficar atrás" aproveito a onda de lamechice para te dizer algo que já sabes de cor e salteado: GOSTO MUITO DE TI!!!

Beijinhos

lucinda maria disse...

Sei que as coisas para o teu lado não estão fáceis. Todos sabemos que a luta é dura e vais sair vencedora. Temos momentos em que nos questionamos se conseguimos, sorte que são só momentos e curtos, porque logo de seguida vem a força e agarra que nos faz lutar.
Já são uns dias nesse aquário que te vão deixando um pouco mais em baixo, mas o gregório já é teu conhecido e o resto vai de frosques.
Miúda, falei baixinho ao teu ouvido, que acredito, e continuo a acreditar que vais vencer.
Tens uma promessa a cumprir, não te faças de esquecida.....
Tens razão quando dizes que a Manuela é uma amiga de verdade, sempre pronta, sempre amiga, que entrou na tua vida para te iluminar e ajudar, mas também para te dar força. Vamos lá deixar essa lemechice, que eu quero ir aí fazer uma visita.
Força vencedora, acredito com toda a minha Fé que vais conseguir vencer tudo. Estamos aqui para te ajudar e dar a maior força.
Amanhã vou querer ler um post com mais garra ok?
Gosto muito de ti miúda, força que ainda tens muito para dar.
É só mais um bocadinho.
Beijos , beijos e mais beijos.

Anónimo disse...

Olá,
acho que não consigo dizer nada hoje ...
acho que fazia falta ao rodrigo ter assim alguém sem ser eu, com quem pudesse desabafar os seus medos que eu sei que existem, mas que não saiem cá para fora...
Custa-me muito saber que existem mas que estão fechados, quando partilhamos acho que desaparecem um pouquinho...
Gigi um beijo mto mto grande admiro-te mto mto.
valente...
Beijo grande a todos
Catarina S
P.S: e não estava eu para dizer nada lolol

Sofá Amarelo disse...

Há pessoas que aparecem na nossa vida para a apimentar! Só assim a vida faz sentido - sou adepto do «acaso», daquelas coisas que acontecem porque têm que acontecer! E que geralmente trazem bons augúrios!

O maior beijinho, Gigi! Até breve!!!

Anónimo disse...

Este post é forte, amiga. Não tenho duvidas que a Manuela é a nossa "special one" e por isso ser-lhe-emos eternamente gratas.

Apesar de vos ter conhecido há relativamente pouco tempo, sinto que a nossa amizade não tem limites porque estamos unidas pela mesma causa e falamos a mesma linguagem. Somos uma familia unida pela doença, mas a vossa presença tem minimizado os efeitos colaterais desta guerra que travamos todos os dias.

Eu também agradeço à Nela pela dedicação e preocupação que sempre tem demonstrado connosco, é ela a força motriz da nossa familia.
E agradeço a todas as outras pela amizade e afecto que sempre têm manifestado para com todas nós.

Desejo-vos a todas o melhor do Mundo. E que tenham um Natal cheio de saude porque o resto vem por acrescimo.

Um Xi grande e apertado.

Anónimo disse...

Agradeço à Claudia ter chegado até vocês, a Manuela é realmente especia,todas somos!
Gigi, tu vais vencer, acredita...
Is@

Loulou disse...

Lindo post, minha leoa. E tou com a Imel. a Manuela é a nossa Especial One!

Grandes beijocas de Luanda.
Cuida-te, ok?

Anónimo disse...

Bom dia Gigi estive a ler te e chorei...
São profundas e sentidas as tuas palavras, não faço parte dessa familia enorme que te acompanha, mas estou aqui a ler te todos os dias e a enviar te energia positiva, pensando eu, que mais uma pode fazer a diferença... quero acreditar que sim.
Não sei porque se cruzou no teu caminho a Manuela, mas acredito que foi certamente para te dar força, quando ela, nem que seja por segundos te abandonar.
Não creio que seja para te ajudar a partir em paz, visto que não vais a lado nenhum, a não ser sair desse aquário, voltar a casa e a tua vida normal.
Queria dizer te tantas coisas, mas falta palavras.
Não percas a esperança, não abandones este "barco", agarra te a vida com a força que tens, e se fraquejar todas as que aqui andam, farão força por ti.
Tenho muito presente a frase que um dia ouvi do meu Pai, que gostaria de ouvir de ti tambem, qu é a seguinte:
- " Ela ( a morte ) anda a rondar me, mas a mim não leva, poque eu não quero.",repetiu esta frase vezes sem conta e sabes a médica chegou a dizer me que era somente esta força que o mantinha cá.
Acredita Linda, acredita sempre.
Beijos
Vanda

Cristina J. disse...

Olha Gigi... agora desarmaste-me!

Estou mesmo com um nó tão grande, mas tão grande na garganta que apenas te deixo um Beijão na bochecha e vou-me pirar daqui antes de me desfazer em água.

A Nela é uma Gosma que nos entra pela vida dentro e nunca mais desprega... uma praga que não sabemos porque nos chega á porta, ou porque permanece, mas fica!
Raios parta a mulher!!!!

Gigi, jokas de boa disposição amori

Mimas disse...

A Nela foi a primeira 'outsider' a comentar no SG e claro que foi logo para insultar e nos chamar doidas! E lá ficou, sempre ao nosso lado e da Cláudia e lá continua...

Beijocas miúda Gigi, enxota o Gregas!

Mimas

Sol no Coração disse...

Olá Gigi,
este post deixa-nos (realmente)um nó na garganta!A Manela é sem dúvida um ser especial...tem o dom de colorir os dias;0)"Amigos são Anjos..."E tu Gigi ,vais conseguir ultrapassar todas as etapas que virão!Não tenho dúvidas!(és uma GUERREIRA)É só mais um bocadinho!
Um Santo Natal para ti e todos os teus.Beijinho iluminado amiga;0)

mari-lou disse...

Menino Jesus um favor te vou pedir toma conta da Gigi acordada ou a dormir e que as melhoras dela sejam um grande milagre de Natal.


Beijinhos Gigi.

Anónimo disse...

Força GIGI... o doce só é doce porque existe o amargo! Resiste quem nunca desiste... mesmo dentro de um aquário :)

Uma leitora admiradora e muito atenta.

Um G abraço

Dinastia FilipiNHa disse...

Minha princesinha linda,

sabes qual foi a melhor coisa que me aconteceu hoje? Receber um telefonema teu! Ainda por cima com uma alegria e boa disposição contagiantes!!! Que bom que estás assim, cheia de força e preparada para os dias mais chatinhos que se aproximam!

Uma beijoquinha grande!

Ricardo disse...

Que todas estas contrariedades te tornem ainda mais forte, e que o vosso Natal seja revigorante, feliz, apaixonado, e com muita vontade de serem felizes juntos.
Beijinhos grandes e um grande abraço a toda a família.
Ricardo Pinto (S.O.S)

Elisa disse...

Oi Gigi, continua a lutar, tu vais conseguir. A batalha não é fácil e também não é invencível! Bjs nossos.

Isa disse...

Que este Natal seja o início de novo tempos
onde se cultive bons sentimentos
e se tenha uma colheita farta de amor,
fraternidade, união e muita paz.
Que o amor de Cristo ilumine a tua vida
e dos teus familiares neste Natal
trazendo-lhes felicidade
e prosperidade no ano vindouro.

Feliz Natal!!

Anónimo disse...

ÓLA GIGI, ESPERO QUE ESTEJA COM A MESMA FORÇA QUE CARACTERIZA, COM O HUMOR FANTÁSTICO QUE NOS CONTAGIA E COM A MEIGUICE QUE NOS TRANSMITE.
NESTA QUADRA NATALICIA, DESEJO-LHE
QUE A ESTRELA DE MAIS BRILHO A ILUMINE COM TODOS OS SEUS RAIOS DE LUZ E FAÇA DE SI UMA MULHER MUITO...MUITO...MUITO... FELIZ
UM BEIJINHO COM MUITO CARINHO.
NATTY

Dinastia FilipiNHa disse...

Minha doce,

Sei que os dias chatos estão a chegar, mas também sei que os vais ultrapassar na boa, com toda a tua força de super gigi!!!

Já cusquei algures que as mães natal "andem" aí... Estou desejosa de ler o teu relato...

Um beijinho bemmmmm grande!

Mrs. Sea disse...

Um Natal cheio de saúde e paz!
Bjins

IsaLenca disse...

Há sempre pessoas especiais que depois influenciam e arrastam outras. E tu Gigi, também és especial: tens elevado ainda mais esta cadeia de amizade, essencial a todas e preciosa para ti!
Um Natal, diferente mas que será o começo daquilo que pretendes alcançar. E eu acredito que em 2009 irás ter de ter muita paciência e pachorra para nos aturares: já ninguém desgruda (e a Nela Gosma consegue gosmar todas ...isto pega-se e é muito bom!)
Beijos grandes.

May Alek disse...

Querida Gigi, que belas palavras, que raro sentimento!
Daqui desse ladinho do Atlântico, digo que você não vai desistir, não agora. Você é forte, muito forte, mesmo quando não se sente exatamente assim. A sua força vem do seu amor à vida!
Você já está vencendo, é um dia de cada vez, tenha só mais um pouquinho de paciência.
Um beijo no coração e um bom Natal para você e sua família.

Liliana disse...

Olá Gigi, estou comovida com tudo o k li, embora sejas novata nestas andanças mas a vossa entreajuda e amizade é algo que já julgava não existir.

Voçês são maravilhosas...
Tenho-te acompanhado um pouco de onge, pois remeto-me muitas vezes ao meu cantinho, sinto-me tão pequenina ao pé de vós...

Força e coragem, acredito que vais vencer.

Feliz Natal!!
Bjs

Liliana disse...

ups...na mensagem anterior não é sejas é seja ....a novata sou eu...
estou com uma camada de sono tão grande que já troco as palavras...sorry...

Loulou disse...

Grande beijinho, minha leoa.
Continua forte como até agora!

Loulou, que tá sempre por aqui

Anónimo disse...

Bom dia Gigi, venho desejar te para este Natal, muita Saude.
Para o ano será melhor de certeza.
Beijos Linda, aguenta mais um bocadinho.
Vanda

Dinastia FilipiNHa disse...

Olá!!!!

Passei só para dizer BOM DIA!!!

Espero que te estejas a sentir bem.

Um beijinho grande

Alda disse...

Gigi,
Um Natal o melhor posível querida!

Gosto muito de ti.
Abraços e Beijinhos

Gatapininha disse...

Olá Gigi, vi as noticias no blog da Lina e da Nela, ainda bem que está tudo a correr bem:)
Agora é só esperar mais um pouco para elas te fazerem a versão na tua casa.

jokas e muita força!

Filipa disse...

Gigi,

Acedi ao teu Blog à pouco tempo onde tomei conhecimento com a tua historia de vida.

É emocionante sentir a força e coragem com que lutas contra esta doença.

És uma lutadora, uma mulher de garra, lúcida, positiva, determinada, e por isso, estou certa que tu vais conseguir ultrapassar esta fase menos boa da tua vida ... pois tens muitas pessoas que te querem bem, que torcem por ti, e muitos e longos anos pela frente!!

Força Gigi, tu vais conseguir!!

Aqui te deixo um grande beijinho e um abraço muito apertadinho, com os Votos de rápidas melhoras!!

Filipa

Anónimo disse...

Já me fizeste chorar, Gigi querida. A Nelinha é isso mesmo... a auréola à volta de todas nós. Que nos conforta e tranquiliza só com o olhar. Que nos faz ter vontade de abrir o coração :) Também eu lhe agradeço por isso. Quanto a ti, Gigi, prepara-te para saíres daí e dizeres à Nelinha que sabes por que razão é que entraram na vida uma da outra. Para darem uma à outra, durante anos e anos, esse miminho que tão bem retratas na foto. Um beijo e força nesta nova etapa.

Michael disse...

Gigi, so te quero desejar a ti e aos teus um feliz natal e fazer votos que 2009 traga definitivamente saude e felicidade para a tua vida. Beijo grande, sempre a torcer por ti