quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Fazer a diferença

Todos os dias ouvimos estórias de pessoas que passaram por momentos de grande sofrimentos e que de uma forma ou de outra os ultrapassaram.

Quer sejam doenças, ou perda de familiares ou amigos, coisas tiveram de lutar para conseguir sobreviver e que felizmente muitas conseguiram.

Ouvimos repetidamente relatos dessas pessoas a dizerem que é como se descobrissem uma nova vida, ou uma nova formar de viver.

Não acreditam em dados adquiridos, não deixam para amanhã o que podem fazer hoje, perseguem os seus sonhos com mais atitude, tentam ser mais felizes, mostrar que amam e principalmente agradecerem o dia presente.

Mas à medida que o tempo vai passando, parece-me que se vão esquecendo deste grande ensinamento que é ninguém cá fica para semente e portanto mais vale aproveitar enquanto se cá está.

Sempre sonhei ter a oportunidade de fazer algo para ajudar os outros, quando queria ser assistente social, pretendia ajudar a diminuir o sofrimento das centenas de crianças deste país que estão institucionalizadas, ou as que tendo família são menos bem tratadas; antes ainda pertenci ao núcleo da Amnistia Internacional da Escola Infante D. Pedro.

Mas há muito que não me envolvia num projecto que de facto pudesse fazer a diferença.

Ao contactar o Projecto Luz, http://www.projectoluz.com/, da qual sou associada, apresentei um pequeno projecto para tentar ajudar a comunidade de doentes oncológicos. O projecto foi aceito com muito carinho e agora estamos a limar as coisas para as por a funcionar.

Pois é, mas fiquei um bocadinho desiludida, pois temos muito poucos sócios, portanto é urgente que cada um de nós que se associe a esta causa.

O Projecto Luz, é uma Associação particular, sem fins lucrativos, independente de partidos políticos e de organizações religiosas, que tem como missão apoiar o doente oncológico e os que lhe estão próximos para aumentar a sua qualidade de vida.

A Associação Projecto Luz tem como área geográfica de intervenção, nesta fase, a Grande Lisboa. Os voluntários que fazem parte da Associação Projecto Luz são pessoas que, pela sua experiência de vida, estão sensibilizadas para esta problemática.

Tem voluntários das áreas profissionais de Enfermagem Oncológica, Fisioterapia e Psicologia e todo o apoio prestado é totalmente gratuito.

Portanto visitem o site e tornem-se sócios, divulguém este projecto porque o que não falta é gente a precisar de uma mão amiga.

beijos
Gigi

3 comentários:

Nela disse...

Obrigada, minha querida! E o teu/nosso projecto vai-se construindo...
Beijinhos e os meus agradecimentos a quem quiser apoiar-nos

Lina Querubim disse...

Olá,
Tenho que fazer a inscrição já tirei do blog a papelada para o fazer e ainda nã fiz :p não é por mal porque, se posso ajudar outras associações que algumas nada tem a ver com a doença mais rápido devia aderir a uma que infelizmente pela doença ajuda as pessoas a ter melhor qualidade de vida, quando esta está quase a terminar...tenho que falar com o Kim e tratar disso!
Beijinhos Gigi e obrigado pela lembrança

Gatapininha disse...

Olá Gigi
Obrigada pela informação.
Vou investigar se dá para contribuir em alguma coisa.
joaks