terça-feira, 22 de março de 2011

Para reflectir....



Aumentam doenças em parceiros de pacientes com cancro

Têm aumentado as doenças mentais e físicas nos parceiros dos pacientes com cancro, no ano após o cônjuge ou parceiro receber o diagnóstico da doença, afirmam investigadores suecos.

A tese da enfermeira oncológica Katarina Sjovall da Universidade de Lund, na Suécia, estudou parceiros de pessoas com cancro colo-rectal, pulmão, mama ou próstata.

O estudo mostra que o número de doenças diagnosticadas entre os parceiros aumentou em 25% após o diagnóstico de cancro. O aumento mais significativo foi em diagnósticos de doenças mentais como a depressão, mas também houve aumentos significativos em doenças cardiovasculares, músculo-esqueléticas e abdominais.

O maior aumento registou-se nas doenças cardiovasculares em cônjuges e companheiros de pessoas com cancro do pulmão, que aumentou quase 50%, informa Sjovall.

"Ter um familiar próximo com cancro acarreta preocupação, ansiedade e mais trabalho, o que coloca a pessoa sob pressão", acrescenta Sjovall.

No geral, as mulheres têm custos de saúde mais elevados na Suécia, mas os custos de saúde aumentaram mais para os homens com 64 anos ou menos que tinham um parceiro com cancro.

"Talvez os homens se sintam menos confortáveis no papel de cuidador do parceiro e, por isso, sofram mais de stress", sublinha.

3 comentários:

daniel disse...

Puxa, Gigi, enquanto lia seu post eu lembrava de Bruna, nossa querida amiga guerreira do blog "Linfoma Emocional", e do quanto ela se doou ao seu companheiro, Tadeu, até o fim.
Abração e continue se cuidando, tá?

Mãe do jota disse...

Para rir!!!!!!
Ai meu RICO FILHO!!!!?????
ò miuda nao devias escrever isto para eu ler!
Bjinhos.

Cátia disse...

Olá!
Descobri agora o seu blog, espero que não se importe de ter comentado.
Acabei de enfrentar o mesmo problema, e quando esta aventura começou tentei encontrar um livro de alguém que tivesse passado pelo mesmo para me "ajudar" a perceber melhor, a dar coragem...
Como não encontrei nada, e julgando que agora possa ser eu a amparar alguém, decidi escrever um.
Estou a procurar voluntários para testemunhar, para não ser apenas eu. Se puder contar consigo o meu e-mail é cbastos89@gmail.com.
Obrigada! :)