quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Haloterapia - Halosense



Tal como prometido, aqui estou eu para vos contar a minha 1ª experiência de haloterapia.

Fomos (eu e a Manuela ) à Halosense e fomos muito bem atendidas. O ambiente era muito acolhedor e as pessoas muito simpáticas.

Entramos para a sala, e fizemos a sessão com mais um casal. Estivemos durante 40 minutos em profundo estado de relaxamento e acabei por adormecer.

Acordei no fim da sessão e aquilo que vos posso dizer que me encontrava em profundo estado de relaxamento.

Fiz umas pesquisas on-line e encontrei estas informações:

A popularidade da terapia com sal apareceu no século XIX, quando foi observado que os trabalhadores das minas de sal polacas tinham menos problemas respiratórios do que a restante população. Na década de 90, alguns cientistas tentaram replicar essas condições acima do solo e posteriormente foram abertos muitos sanatórios para asmáticos em cavernas de sal naturais, na Alemanha, Suíça, Hungria, Bulgária e Jugoslávia. Esta progressão constante do tratamento levou à produção de testes científicos com resultados bastantes positivos. Foi nesta altura que se estabeleceu o primeiro centro de cura na Polónia, Velicko, para tratamento e alívio de várias doenças do foro respiratório, especialmente a asma. O poder de cura do sal foi observado igualmente no final da segunda guerra mundial, nas minas de sal, local onde as pessoas habitualmente se abrigavam dos bombardeamentos.

Um estudo finlandês descobriu que os pulmões dos pacientes ficavam menos propensos às típicas reações alérgicas. Concluíram que uma câmara de sal é uma medicina complementar útil. O especialista em alergias, Dr. Robert Boyle, do Imperial College, afirma que tem utilizado a Haloterapia no tratamento de pacientes com fibrose cística com bons resultados. Segundo ele: "A concentração salina é usada em crianças com fibrose cística de muco fino. Quando é inalada, ajuda as secreções". Em sequência dos resultados das pesquisas, foi estabelecido o novo método de tratamento eficaz para várias doenças e alergias que se baseia numa sala especial, construída com sal, onde o sal é dispersado em pequenas partículas no ar continuamente para que os pacientes o respirem. O tratamento com Haloterapia promove, no imediato efeitos de alívio e bem-estar sentidos pelo paciente nas primeiras sessões de tratamentos

A Haloterapia consiste na saturação do ambiente de uma sala ou cabine com partículas de sal ionizado (0.5-15 mg/m3), o que permite à pessoa estar exposta e respirar essas mesmas partículas de sal. É um dos métodos mais eficazes para prevenir, tratar e reabilitar doenças respiratórias removendo obstruções, tornando mais fácil a respiração, está também indicada para fumadores e desportistas. 

As salas de haloterapia reproduzem um ambiente natural onde os pacientes se sentam em cadeiras confortáveis, numa sala que se assemelha a uma caverna de sal em que as paredes, teto e chão estão cobertas com várias camadas de sal. A sala é um espaço seco, estéril e hermético onde é adicionada música calma para ajudar os pacientes a relaxar, durante o tempo de cada sessão, aproximadamente 40 minutos.  


Existem vários centros no país, mas agora acabei de receber um mail da Manuela a dizer-me que também existe um em Alverca, O Momentos com Sal.

Não vos posso adiantar se realmente faz bem ao sistema respiratório e etc, mas posso garantir-vos que só por ter saído de lá tão relaxada, vai valer a pena voltar a fazer.

Kiss Gi


1 comentário:

Nela disse...

Fiquei mesmo convencida!
Temos que repetir!

beijos