segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

As propriedades do chá verde


Chá verde ajuda na prevenção do cancro

Um estudo da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, indica que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças como o Alzheimer e outros tipos de demência. O estudo, divulgado na publicação especializada Phytomedicine, também sugere que este produto pode ter um papel muito importante na protecção do corpo contra o cancro, avança o site noticioso da Globo, o G1.


Neste trabalho, os cientistas investigaram se as propriedades benéficas do chá verde, que já tinham sido comprovadas no chá recém-preparado e não digerido, ainda se mantinham activas uma vez que o chá fosse digerido.


"O que foi realmente animador neste estudo é que descobrimos que, quando o chá verde é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são até mais eficazes contra gatilhos importantes do Alzheimer do que a forma não digerida do chá", disse Ed Okello, professor da Universidade de Newcastle que liderou o estudo.


"Além disso, também descobrimos que estes compostos digeridos tinham propriedades contra o cancro, desacelerando de forma significativa o crescimento de células do tumor que usámos nas nossas experiências”, explicou.


A equipa da Universidade de Newcastle trabalhou em conjunto com cientistas da Escócia, que desenvolveram uma tecnologia que simula o sistema digestivo humano. Graças a esta tecnologia, os investigadores conseguiram analisar as propriedades protectoras dos produtos da digestão do chá.


Protecção de células

Os cientistas usaram modelos de células de tumor, expondo-as a várias concentrações de diferentes toxinas e aos compostos do chá verde digerido.

"Os compostos químicos digeridos (do chá) protegeram as células (saudáveis), evitando que fossem destruídas pelas toxinas", disse Okello. "Também observámos que afectaram as células cancerosas, desacelerando de forma significativa o seu crescimento”, acrescentou o especialista.

3 comentários:

Zelia disse...

Vamos beber cha verde!!!!
Bjinhos.

Lina Querubim disse...

faz bem a uma série de coisas pena que já exprimentei tantos e não gosto de nenhum são azedos e ácidos. Mas a ver se tapo o nariz :o) beijos tem uma boa semana!!!

Beijinhos Zélia :o)

Célia Novais Rosado disse...

As coisas que esta menina descobre...

Eu cá concordo com a menina do comentário anterior, não acho lá muita piadita ao chá verde...