segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um amor em Africa





África do Sul, 1995. Vivem-se momentos conturbados. O governo sul-africano cria a Comissão para a Verdade e Reconciliação (CVR) com o propósito de desvendar a verdade acerca das graves violações dos direitos humanos ocorridas entre 1 de Março de 1960 e 19 de Maio de 1994. 


Langston Whitfield  é um jornalista do Washington Post, enviado à Africa do Sul para cobrir as sessões da Comissão da Verdade e Reconciliação. Ele está apreensivo em relação à viagem, tal como está céptico relativamente ao processo de reconciliação, sentindo que é apenas uma forma de os perpetradores escaparem ao castigo. Anna Malan  é uma poetisa africana que cobre as sessões para a rádio estatal sul africana e NPR nos Estados Unidos. Anna é uma entusiasta do processo, tem um grande respeito pelas tradições africanas nativas e tem grandes esperanças relativamente ao seu país. Como membros da imprensa internacional, Anna e Langston encontram-se e estão instantaneamente em desacordo relativamente às suas perspectivas opostas das sessões. Mas, com o tempo, a experiência compartilhada de ouvir os testemunhos comoventes e dolorosos aproxima-os cada vez mais.

Apesar de ser um filme um bocadinho antigo (2004), nunca o tinha visto e como estava em promoção no Zon VideoClub (0,99€) achei que vali a pena ver. E de facto não me arrependi a história claro já é sabida, mas o filme está bem feito, muito real.
Gi 

Sem comentários: