sexta-feira, 4 de abril de 2014

Graças e desgraças da corte de El-Rei Tadinho - Monarca do reino das 100 janelas



Monarca Iluminado do Reino das Cem Janelas O Rei Tadinho governa o Reino das Cem Janelas, onde certo dia falta a luz. O físico da corte não sabe como resolver o problema, os ministros ficam atarantados, os conselheiros limitam-se a escrever decretos sem qualquer utilidade. E há ainda um dragão com pouca paciência, uma fada que aceita trabalhos para vencer a crise, uma bruxa que resolve mudar de vida, uma princesa especial. O enredo, construído de modo a funcionar como uma história infantil, é na verdade uma sátira cheia de humor. "Não se trata do retrato de mais um rei de Portugal. El-Rei Tadinho, sua futura mulher (uma fada desempregada, que entretanto se fizera passar por bruxa) e restante família vivem algumas desgraças ora do campo do quotidiano ora do fantástico. O rei oferece a filha (que não tem! — só mais tarde dá pelo engano) em casamento a um dragão; a única bruxa do reino, embora contrariada, decide ajudá-lo; o dragão engana-se e casa com esta última...

Adoro a Alice Vieira e quando era miúda li quase todos os livros dela e ao descobrir que esta obra faz parte do Plano Nacional de Leitura, para o 3º ano, na leitura orientada com grau de dificuldade III, decidi lê-lo ao M.

Um livro muito atual, apesar de ter sido escrito na década de 80 do século passado, muito engraçado e que se lê rápido (eu li rápido) 3 noites.

Livro adequado para crianças entre os 7 e os 9 anos.

Gigi.


Sem comentários: