sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Vamos lá saber mais....

Hoje trago-vos uma explicação sobre os Linfomas, principalmente dobre os Linfomas de Hodgkin.



A doença de Hodgkin (linfoma de Hodgkin) é um tipo de linfoma que se caracteriza por possuir um tipo particular de célula cancerosa, chamada célula de Reed-Sternberg, que na análise ao microscópio apresenta características particulares.
As células de Reed-Sternberg são linfócitos cancerosos grandes com mais de um núcleo. Observam-se no exame ao microscópio de uma amostra de biopsia do tecido dos gânglios linfáticos.
A doença de Hodgkin classifica-se em quatro tipos consoante as características microscópicas do tecido.

Causa

A doença é mais frequente no sexo masculino do que no feminino (numa proporção aproximada de 3 para 2). A doença de Hodgkin apresenta-se em qualquer idade, embora seja muito rara antes dos 10 anos. É muito frequente em pessoas de 15 a 34 anos e em maiores de 60. Desconhece-se a causa, embora alguns especialistas suspeitem de um vírus, tal como o de Epstein-Barr (responsável pela Mononucleose). Contudo, a doença não parece contagiosa.

Sintomas

A doença de Hodgkin é descoberta quando se nota um aumento de volume dos gânglios linfáticos, muitas vezes no pescoço, mas por vezes na axila ou nas virilhas. Embora habitualmente não cause dor, o gânglio aumentado pode ser doloroso durante algumas horas depois da ingestão de grande quantidade de álcool. Ocasionalmente, os gânglios linfáticos aumentados encontram-se em zonas muito profundas do peito ou do abdómen, não são dolorosos e detectam-se por meio de radiografias do tórax ou por uma tomografia axial computadorizada (TAC) realizadas por outras razões.
Além do aumento dos gânglios linfáticos, a doença de Hodgkin por vezes produz outros sintomas, como febre, suores nocturnos e perda de peso. Por razões desconhecidas, o indivíduo pode notar prurido intenso na pele. Algumas pessoas apresentam febre de Pel-Ebstein, um quadro pouco usual de temperatura elevada durante vários dias, que alterna com temperatura normal ou abaixo do normal durante dias ou semanas. Podem apresentar-se outros sintomas, dependendo do local onde se estão a desenvolver as células do linfoma. Podem faltar os sintomas ou então manifestarem-se muito poucos.


Diagnóstico

Na doença de Hodgkin, os gânglios linfáticos habitualmente crescem sem causar dor e de forma lenta, sem infecção aparente. O rápido aumento de volume dos gânglios linfáticos (que pode ocorrer quando uma pessoa está constipada ou sofre de uma infecção) não é uma característica da doença de Hodgkin. Se os gânglios linfáticos continuam grandes durante mais de uma semana, o médico pode suspeitar que se trata da doença de Hodgkin, sobretudo se a pessoa também tem febre, suores nocturnos e perda de peso.
As anomalias na contagem de células sanguíneas e outras análises de sangue podem proporcionar dados que apoiem o diagnóstico, mas para o estabelecer definitivamente deve-se efectuar uma biopsia do gânglio linfático afectado, a fim de detectar a presença ou ausência de células de Reed-Sternberg.



Amanhã há mais.
beijokitas
Gigi

6 comentários:

Lina Querubim disse...

;)
Até amanhã tenham um bom fim de semana!
Beijokas

Sofá Amarelo disse...

Olá, ainda bem que nos explicas isso. Quantas vezes ouvimos falar das coisas e não sabemos o que significam.

Muitos beijinhos! Bom fim-de-semana!!!

Dinastia FilipiNHa disse...

Beijoooo!

May Alek disse...

Bom fim de semana!
Beijos

Liliana disse...

É bom aprender contigo, Gigi. Já tinha ouvido falar no assunto, mas desconhecia por completo tudo o que expões.

Gostei muito. Vou voltar para ler mais. :)

Beijinhos e Bom fim-de-semana

Alda disse...

Boas informações acerca da doença.
Beijinho grandes.