terça-feira, 9 de agosto de 2016

Mamografia e ecografia mamária



Tive de esperar uns dias para escrever este post, porque ainda me sinto muito irritada e tinha de arejar as ideias.

Na 5ª feira passada fui fazer estes exames horrorosos, mas muito necessários, para nós mulheres.

Depois de uma 1ª tentativas em que o médico estava 45 minutos atrasado, mandei-os à fava e fiz nova marcação.

Então lá fui eu, fazer a mamografia, não vale a pena estar a dizer que não custa e etc, a verdade é que nenhuma mulher gosta de fazer este exame.

Bom a a questão é que já não me lembro quando fiz a última mamografia, e estão sempre a pedir que nos façamos acompanhar pelos exames anteriores, mas como a última mamografia havia sido feita no mesmo sítio, alertei a senhora para tentar localizar as imagens.

Fui informada que em virtude do exame ter sido feito há mais de 5 anos, as imagens já haviam sido destruídas.

De seguida dirigi-me ao consultório, para ser observada pela médica e para realizar a ecografia mamária.

Quando entrei, estava um técnica a falar com a médica e apanhei a conversa assim:

Médica - " É uma grande irresponsabilidade. Depois queixam-se".
Técnica - "Pois, mas a senhora já fez o exame há mais de 5 anos e não guardou o exame e nós tb já não temos as imagens".

Quando ouvi isto apercebi-me que estavam a falar de mim. Respirei fundo, para não desatar aos gritos.

De seguida a médica tem o desplante de me perguntar se não tinha medo.

Eu nem, estava a acreditar no que estava a ouvir. Ao que lhe perguntei se ela estava falar comigo.

Ela, naturalmente, disse que sim, e perguntou-me se não tinha medo do cancro da mama.

Olhei para ela, muito séria e perguntei se ela fazia ideia da idade que eu tinha.

Feita parva, olhou para o ecrã do computador e disse:

"Desculpe, não é costume aos 38 anos a pessoas já terem feito mamografias. Sabe, eu atendo muita senhoras com mais de 50 anos, que nunca fizeram mamografias e depois ficam devastadas, quando lhes digo que têm algum problemas. Mas porque é que com esta idade está a fazer mamografia?"


Não vale a pena estar a reproduzir o resto da conversa, a questão aqui é que não compreendo a necessidade que esta senhora doutora teve de fazer este tipo de julgamento.

Independentemente de eu ter 38, 40 ou 60 anos, não lhe cabe a ela estar a fazer juizos de valor, sobre as decisões das pessoas. Que adiantava estar a proferir tais comentários se eu tivesse 55 anos e não fizesse uma mamografia há 5 anos. O importante é que estava a faze-lo naquele momento.

Depois tb me chateou, o facto de ela nem ter olhado para a ficha, não são as mamas que ela está a observar, as mamas são de pessoas, que estão super stressadas, porque além de ser desconfortável fazer o exames há sempre um nervoso miudinha que nos acompanha.

Pelo facto de ter feito muita radio no mediastino, fiquei com risco agravado de vir a ter cancro da mama, além disso a minha avós materna teve cancro da mama. Por esse motivo, faço rastreios desde os 32 anos e agora voltarei a fazer aos 40, isto se correr tudo bem.

Enfim, há pessoas, que por muito competentes com imagens ou com diagnósticos, são umas bestas para as pessoas que estão a ter tratadas/avaliadas.

Enfim, é só um desabafo.

Gi

Sem comentários: