sábado, 24 de agosto de 2013

Restaurante Nepalês Pokhara

O Nepal é um país asiático dos Himalaias, limitado a norte pela China (Tibete) e a leste, sul e oeste pela Índia, é um país sem costa marítima. A sua capital é Catmandu. O Monte Everest, é pico mais alto da terra com 8 848 m.

As principais cidades desta nação são, além da capital, a cidade-lago de Pokhara e Lumbini, onde nasceu Sidarta Gautama, o Buda.Têm grande importância para o turismo, sendo reconhecidas pela Unesco devido ao valor histórico e por lá se encontrar um grande acervo monumental.

O Nepal é um país pobre, tem uma das maiores densidades demográficas do continente, com 184 habitantes por quilómetro quadrado. A população nepalesa é composta de 12 etnias, que convivem harmoniosamente.

A agricultura emprega 90% da mão de obra, tornando o país grande fornecedor de arroz, para a região. Em vez de construção de estradas, conter a erosão do solo há séculos tem sido a principal ocupação dos governantes, sendo que o sistema de terraços usados na irrigação do arroz é um desafio aos meios usados no ocidente para conter o mesmo tipo de erosão.


Outrora uma monarquia (absoluta na maior parte da história), o Nepal tornou-se uma república parlamentarista em 2008, após um acordo entre os partidos políticos e as fações guerrilheiras rebeldes, tendo como pano de fundo a crescente insatisfação popular com o autoritarismo do último rei.


E foi para descobrirmos a gastronomia deste país, que 5º feira fomos jantar ao Pokhara, um restaurante nepalês em Lisboa. Foi-nos apresentado para entradas, umas Chamuças, Papad Masala e Sping Rolls. 

Entre a vasta variada de pratos principais, escolhemos, pelo seguro um caril de camarão e um Lamb Korma (cabrito com molho de natos e coco) em cama de arroz basmati e para finalizar ainda houve tempo para provar uma sobremesa, que não me lembro como se chamava.

Tudo muito regado com uma tradicional sangria (tradicional  portuguesa).

É um restaurante pequeno, simples, não muito sofisticado. Tem como ponto mais forte a simpatia com que fomos recebidos. 

Gigi

1 comentário:

Susana Neves disse...

Ora bem, um restaurante que se destaca pela simpatia significa que a comida não é grande coisa? :)

Mas deve ser interessante conhecer


beijocas